Parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) já garantiu a limpeza em mais de 60% das escolas e ceinfs (Centros de Educação Infantil) da Rede Municipal de Ensino.

A 11 dias do início do ano letivo, as equipes das duas secretarias, com o apoio da Solurb, tem se dividido em todas as regiões da Capital para a execução dos trabalhos que, segundo a secretária de Educação Ilza Mateus de Souza, estão sendo realizados diariamente e de forma intensa para serem concluídos até o dia 6 de fevereiro.

Os trabalhos de capina, pintura, poda de árvores, manutenção de rede elétrica e troca de lâmpadas começaram há mais de duas semanas e já garantiram uma repaginação em muitas unidades, o que vem tranquilizando os moradores próximos dos ceinfs e escolas que, antes, apresentavam um cenário de abandono.

No total, 60% das 94 escolas e 66% dos 99 ceinfs já estão prontos para receberem os alunos da Reme. Mas não são apenas os trabalhos de limpeza externa que vem garantindo vida nova às escolas. Equipes de manutenção da própria Semed tem percorrido os estabelecimento de ensino para efetuar a troca de equipamentos danificados, realizar pequenas reformas e pinturas.

Um dos em exemplos é o Ceinf Maria Edwirges de Albuquerque Borges, localizado no bairro Buriti, que apresentava vários problemas, gerando reclamação de moradores. Na unidade esta sendo realizada a pintura geral, interna e externa; reforma do almoxarifado; troca de interruptores; impermeabilização da laje, serviço de serralheria nas portas e janelas; pintura do parquinho com implantação da tela de sombrite e troca de areia.

As equipes também realizaram poda de árvore, reforma da calçada externa, troca de fechaduras das portas, reposição de vidros quebrados e reforma dos portões externos.

Moradora do bairro há mais de 30 anos e atualmente residindo com a família em frente ao ceinf, a dona de casa Maria Evangelina ficou surpresa com a manutenção. “Essa creche precisava de uma pintura nova. O prédio estava todo pichado e largado. Agora, estou vendo que o novo prefeito está dando atenção”, elogia.

“O ceinf já está com outra cara. O parquinho, as crianças nem usavam mais, tinha mato alto que só dava para ver as cabeças deles por cima. A diretora e a comunidade tinham que fazer pastelada para juntar dinheiro e pagar alguém para tirar o mato. Agora, tá ficando bonito e limpinho”, comentou a também moradora do bairro Ariadna Priscila Valente.

.Recuperação de mobiliários

Segundo informações do setor de manutenção da Semed, a intenção da secretaria é retomar os trabalhos na oficina de recuperação de mobiliário escolar com o objetivo de economizar na compra de material novo.

Para isso, a secretária Ilza Mateus já encaminhou pedido para contratação de profissionais para prosseguir com os serviços da oficina, que faz a recuperação de mesas, carteiras, cadeiras, além do mobiliário infantil utilizado nos ceinfs.

“O processo de recuperação oferece aos cofres públicos maior economicidade e tempo de atendimento. Se o poder público fosse realizar um processo licitatório de aquisição dos mobiliários teria um custo mais elevado e mais tempo para ser finalizado, se comparado com a recuperação”, explica Assis Brasil, responsável pelo setor de manutenção da Semed.

O responsável pelo setor ainda ressalta que a recuperação do mobiliário representa uma economia de 56%.

Quanto aos ceinfs e escolas que sofreram invasões e tiveram objetos furtados durante as férias escolares, a Semed já está providenciando a compra dos equipamentos. No total, quatro ceinfs e oito escolas foram alvo de furtos em janeiro.  Os reparos nos ceinfs já foram realizados.

Sobre a escola Professor Luiz Cavallon, no Jardim Botafogo, que na madrugada desta quinta-feira (26) teve uma sala incendiada, técnicos da Semed estão realizando o levantamento dos danos e tomando as providências para que os alunos não sejam prejudicados no início do ano letivo.

Segundo a direção da escola, uma lista dos equipamentos esportivos furtados será entregue à Semed para que seja providenciada a reposição. O setor de manutenção da secretaria também dará início à reconstrução e pintura da sala, localizada em uma área externa da unidade escolar, longe das salas de aula.