Diretores, diretores-adjuntos, coordenação pedagógica e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram nesta terça-feira (24), no auditório do Centro de Formação Lúdio Martins Coelho, de reunião para orientações quanto aos programas federais “Mais Alfabetização” e “Educação Conectada”.

Sobre o “Mais Alfabetização”, a superintendente de Políticas Educacionais, Carla Britto, explicou que a proposta é fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Entre as principais ações estão a garantia do assistente de alfabetização ao professor em sala.

O programa faz parte da Política Nacional de Alfabetização, lançada pelo MEC em 2017 para combater a estagnação dos baixos índices registrados pela Avaliação Nacional de Alfabetização.

Na Semed, o programa está sendo coordenado pela Gerência de Ensino Fundamental, ligado a Superintendência de Políticas Educacionais. Ao todo, 77 escolas da Reme aderiram à ação.

Essas unidades irão receber uma ajuda de custo do governo federal que será gasta com os assistentes, que serão escolhidos pela própria direção da escola. Os profissionais poderão ter formação em Pedagogia, Magistério Nível Médio e até mesmo acadêmicos estagiários.

Segundo o MEC, o prazo para a escolha dos assistentes termina no dia 30 de abril. Os profissionais selecionados pelo Programa Mais Educação que irão atuar nas escolas da Reme receberão suporte e capacitações dos profissionais da Semed. Em conjunto com o professor regente, ele irá aplicar atividades e fazer o acompanhamento dos alunos que apresentam dificuldades quanto à alfabetização.

Para a secretária municipal de Educação, a atuação dos técnicos da Semed  no programa será um desafio que vai contribuir com a melhora do desempenho pedagógico das escolas e dos alunos.

“É um programa novo e vamos abraçar essa proposta porque nossa visão é que tudo que vem de encontro para melhorar o pedagógico, principalmente a questão de alfabetização, deve ser valorizado. Será um grande desafio e vamos trabalhar para desenvolvermos a ideia da melhor maneira”, destacou a secretária.

A diretora da escola municipal “Professora Leire Pimentel de Carvalho Corrêa”, Rosicler Souza Neves, que conta com cinco turmas de alunos de 1º e 2º anos, público para o qual o “Mais Alfabetização” é direcionado, comenta sobre a importância deste projeto.

“Acho que ele vai ajudar muito as escolas, principalmente porque tem alguns alunos que possuem déficit de aprendizagem e os assistentes poderão dar um suporte”, afirmou.

Conexão

Já sobre o programa de Inovação “Educação Conectada”, o chefe da Divisão de Tecnologia Educacional da Semed, Guilherme Ferrari, explica que ao todo, 94 escolas da Rede Municipal foram pré-selecionadas para serem contempladas pelo programa, que prevê internet de alta velocidade nas escolas. No entanto, as unidades devem confirmar a adesão até o dia 30.

O programa visa repassar para as escolas uma conexão de 100 megabytes. Anteriormente as escolas recebiam apenas 20 megabytes. O objetivo é garantir que práticas pedagógicas mediadas por novas tecnologias sejam contempladas dentro das salas de aula.

De acordo com Guilherme, os professores e gestores do Educação Conectada passarão por uma capacitação para utilizar as novas tecnologias. Esta formação será ministrada pelo próprio Guilherme e mais três técnicos da Semed que estão sendo capacitados pelo MEC. “Os professores serão preparados para utilizar essas tecnologias e as unidades receberão subsídios do governo federal para adquirir internet de alta velocidade”, ressaltou.

Para garantir a comunicação entre gestores e professores foi criada a Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais, que funcionará como uma rede social. A adesão à plataforma já está disponível por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

Além do programa do Governo Federal, a Semed tem se empenhado em levar internet e formações sobre o uso das atuais tecnologias digitais através de parcerias como a estabelecida com o Instituto NET Claro Embratel, formalizada em julho do ano passado e que atende 70 unidades da Reme.

O programa proporciona aos profissionais que atuam nas escolas e Ceinfs uma capacitação para o uso das tecnologias em sala de aula e a unidade ainda é contemplada com TV por assinatura e sinal de internet gratuito. Os recursos são utilizados no incremento do projeto pedagógico.