A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes e técnicos da Semed (Secretaria Municipal de Educação) estão participando, em Brasília, do “FNDE em Ação”, evento formado por palestras e oficinas especializadas sobre os principais programas educacionais gerenciados pela autarquia.

A programação começou nesta terça-feira (3) e aborda temas relacionados aos programas do livro didático, de alimentação e transporte escolar e ao sistema de informações sobre Orçamentos Públicos em Educação, além do programa Dinheiro Direto na Escola, monitoramento e execução de obras, prestação de contas e Plano de Ações Articuladas. As palestras são direcionadas aos gestores e técnicos de secretarias de educação de todo o país.

WhatsApp Image 2018-04-04 at 13.50.55A secretária Elza Fernandes ressalta que o evento é um dos mais importantes oferecidos aos profissionais que atuam na administração pública, por isso é uma oportunidade importante para obter informações e esclarecer dúvidas quanto á execução dos programas.

“Todos os temas abordados são relevantes, mas acredito que os esclarecimentos sobre prestação de contas e as orientações sobre o planejamento e aplicação dos recursos são fundamentais para uma gestão que prioriza a transparência”, disse.

Durante palestra sobre alimentação escolar, a chefe da gerência de Planejamento da Semed, Fernanda Duarte, expôs aos técnicos do evento, que a Semed conta com uma superintendência que acompanha, juntamente com uma equipe de nutricionistas, todo o processo de aquisição da alimentação escolar, desde a licitação, estoque, armazenamento e distribuição até o preparo dos alimentos nas unidades.

O técnico do FNDE, Daniel Pereira da Silva, que ouvia os depoimentos, elogiou a iniciativa da prefeitura de Campo Grande em manter uma equipe de nutricionistas na Reme (Rede Municipal de Ensino) que também tem a preocupação de fazer a avaliação nutricional dos alunos.

“É fundamental ter uma equipe assim porque estimula os profissionais a fazer avaliações, não se preocupando apenas com a aquisição dos produtos”, afirmou Daniel.

Na programação desta quarta-feira o foco é o monitoramento e execução de obras e o Plano de Ações Articuladas. Além da secretária Elza Fernandes, os técnicos Tanize Darui e Valdemar Bonfim participam das palestras.

O “FNDE em Ação” já contou, ano passado, com uma edição em Campo Grande, que reuniu prefeitos e secretários municipais de educação de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, representantes do Governo Federal também ministraram palestras e ofereceram capacitações sobre os programas do

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, além de atendimento técnico qualificado com soluções para diversas pendências educacionais.
.