Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos e promover a valorização da vida, a Semana Nacional Antidrogas, realizada anualmente, teve início nesta terça-feira (19), com foco nas ações voltadas para a prevenção do uso de entorpecentes entre os jovens. A solenidade de abertura contou com a presença da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que é presidente do Comad (Conselho Municipal Antidrogas) e da presidente do CEAD (Conselho Estadual DE Políticas Públicas Antidrogas), Denise Souza e Silva.

FOTO (157)A abertura aconteceu na Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento da Região e do Pantanal) e contou com a palestra da representante da Secretaria Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, Eliana Aparecida Vieria Pequeno, que abordou o panorama nacional e internacional da política de drogas no Brasil.

Para a presidente do Conselho Estadual, Denise Souza e Silva, os professores são uma ferramenta importante no trabalho de conscientização, pois atuam diretamente com a comunidade escolar e, na sua opinião, a prevenção deve começar na base, dentro das famílias. “Este ano centramos a mobilização nas redes de ensino para aqueles profissionais que irão fazer o trabalho na ponta, pois tudo acaba culminando na escola. Nosso olhar está voltado para esses profissionais no sentido de sensibilizar a própria sociedade em relação a eles, por isso a importância de oferecer capacitação aos professores. Prepará-los para trabalhar a prevenção na sala de aula é fundamental”, destacou.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, pontuou que o debate sobre as drogas deve ser uma tarefa contínua e efetiva, por isso, eventos como a Semana Nacional são importantes para embasar as atividades desenvolvidas nas unidades escolares. “Temos que buscar a cada dia, ações efetivas para amenizar o problema e prevenir o uso de drogas entre nossas crianças e jovens. Não podemos ficar só nos debates e nesse sentido a Semana Nacional ajuda a transformar as discussões em ações concretas”, afirmou.

Parceiros

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul, Luiz Alexandre Gomes da Silva acredita que eventos como a Semana Nacional Antidrogas são sempre oportunos e cada instituição deve adequar os debates dentro de suas atuações e realizar ações específicas, despertando o interesse da sociedade sobre o tema.

Ele frisou que em 2017 a PRF apreendeu 208 toneladas de drogas e que o número de apreensões vem crescendo cerca de 30% devido ao uso de novas tecnologias, porém, segundo ele, a prevenção não deve ser esquecida. “Ela é fundamental para reduzir esses índices e para que os jovens não se tornem novos clientes. Temos que educar desde a base para que eles não sejam aliciados por traficantes. Esta é nossa maior preocupação e deve ser de toda a sociedade”, argumentou.

Outra instituição que mantém uma importante parceria com a rede pública de ensino é a Polícia Militar, que desenvolve nas escolas o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que este ano contempla 3.060 alunos de 30 escolas da Rede Municipal.

De acordo com o tenente-coronel Edgar Almada, a PM trabalha para ampliar, a cada ano, as ações do programa, que capacita policiais para desenvolver ações de conscientização entre os alunos. Ele também destaca o trabalho da polícia comunitária e da condução de jovens usuários para locais especializados, onde eles recebem atendimento médico e psicológico.

“Nos preocupamos em oferecer bons projetos para este público e queremos, com nossos parceiros, fortalecer este atendimento aos jovens. Mostramos que a droga, no começo, oferece um bem-estar, mas é ilusório. No final, ela não faz bem a ninguém, é prejudicial aos usuários e à sua família e por isso precisamos da sociedade organizada em prol dessas ações”, enfatizou.

A programação da Semana Nacional segue até o dia 26 de junho, com atividades diversificadas, como palestras, rodas de conversas e a Caminhada pela Vida, que reunirá todos os parceiros e instituições que compõem os conselhos antidrogas no próximo sábado (23), na praça Ari Coelho,  a partir das 8 horas para uma passeata pelas ruas centrais da Capital.

Também marcaram presença no evento, representantes de instituições parceiras da Reme (Rede Municipal de Ensino) em projetos de conscientização voltados para os estudantes e comunidade escolar, como PRF e Polícia Militar, além da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, secretarias municipal e estadual de Saúde, Sedhast, Subsecretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social.