A Controladoria-Geral do Município de Campo Grande/CGM, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED, lançam nesta sexta-feira (13), no Auditório do Centro de Formação Lúdio Martins Coelho/Cefor, a partir das 7 horas, o “Projeto Controlador Jovem”. A iniciativa tem como enfoque a metodologia de auditoria, que identifica nas escolas situações que necessitam de intervenções, principalmente na área da infraestrutura, por meio da fomentação cidadã ativa entre estudantes e comunidade escolar.

O objetivo do Projeto é promover na escola, ações que contribuam para a disseminação de conhecimentos práticos de participação e controle social da educação básica, levando à reflexão/ação de professores, estudantes e demais colaboradores, proporcionando aos envolvidos, uma experiência pedagógica, que permite seu reconhecimento enquanto autor no acompanhamento da política pública.

A intenção do projeto é também avaliar as causas do problema e projetar possíveis soluções. O Projeto tem a intenção de reforçar a ideia do cidadão ator, apto a verificar a situação encontrada frente a um padrão desejado no ambiente escolar e a se manifestar de maneira qualificada.

Na Secretaria de Educação o projeto é coordenado pela Superintendência de Gestão de Politicas Educacionais – SUPED, por meio da Gerencia da Educação Fundamental e Médio (GEFEM). Irão participar do Projeto Controlador Jovem, os alunos da educação infantil ate o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano das escolas da Rede Municipal de Ensino – REME.

A técnica na Semed, responsável pelo atendimento ao projeto em parceria com a CGM, Stielic Leão Preste Nobre, ressaltou a importância desse projeto para os estudantes. “Proporciona aos estudantes e comunidade escolar, uma experiência pedagógica contribuindo para disseminação de conhecimentos práticos do controle social na educação básica.” A técnica acrescentou que todas as escolas estão convidadas a participarem.

A ação contará com a presença de várias autoridades locais e de alunos de diversas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino – REME.

O Centro de Formação Lúdio Martins Coelho/Cefor, da Semed, fica localizado, sito a rua Onicieto Severo Monteiro, numero 460, na Vila Margarida.