Secretários das unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se reuniram nesta terça-feira (30) para discutir e debater ideias que visam otimizar o serviço de matrícula prestado para a população nas escolas e Centros de Educação Infantil (Ceinfs da Rede Municipal de Ensino (Reme).

As diversas mudanças realizadas nos processos de matrícula em 2016 levaram a gestão atual a considerar a necessidade de reavaliação dos processos com os secretários escolares para ouvir sugestões e opiniões referentes aos procedimentos e encaminhamentos de matrícula no Sistema de Informações Gerenciais da Reme – Siger,

De acordo com a chefe da Divisão de Matrículas da Reme, Adriana Cedrão, as equipes já estão trabalhando para que, a partir de 2018, os processos que envolvem a matrícula dos alunos ocorra de forma mais dinâmica e transparente, evitando tumultos na central que atende os pais, localizada na Semed.

Um dos principais projetos em estudo é disponibilizar a pré-matrícula via internet durante todo o ano. “A intenção é que esse processo via web comece já no final deste ano, com a abertura do processo de pré-matricula”, ressaltou Adriana.

Cedrão explica que no ano passado houve apenas um período disponível para os pais realizarem a pré-matrícula pela internet. Com a ampliação do processo para o ano todo, a ideia é que o número de pais que procuram a central pessoalmente ou via 0800 caia de forma considerável.

“Ainda não temos um percentual, mas acreditamos que vai aliviar bastante o atendimento no setor e os pais não precisarão ficar em filas. Será uma comodidade para eles”, pontuou a chefe da Divisão.

Para atender a demanda de pais que procuraram a Central de Matrículas no início do ano, as equipes realizaram uma força-tarefa em fevereiro, que entre os dias 1º e 10, atendeu 8.625 pessoas contra os 2.409 atendimentos realizados entre os dias 16 e 31 de janeiro.

Adriana Cedrão explica que as inovações não irão eliminar o atendimento oferecido pelo 0800, assim como o presencial. “Muitas famílias ainda não têm computador ou encontram dificuldade para acessar a internet, por isso continuaremos com o atendimento na central e pelo telefone”, ressaltou.

Clareza

Os dados do cadastro dos alunos também serão otimizados para que ele ocorra de forma mais prática e transparente. Hoje, o pai pode inscrever o filho na lista de espera dos Ceinfs de forma presencial ou por telefone.

As equipes também estudam uma reformulação na área de matrículas, existente no site da Semed, para que as informações tenham um entendimento mais fácil e claro aos pais.

Outra novidade é a elaboração de um estudo das demandas de vagas da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, por regiões da cidade. Com isso será possível estudar a ampliação de vagas para essas séries, que são as mais procuradas.

Adriana Cedrão ressalta que ao abrir o processo de pré-matrícula via web, a Semed fará ampla divulgação para que os pais utilizem o sistema e o processo, de fato, aconteça de forma rápida.

O secretário da Escola Municipal Nagen Jorge Saad, Alex Sandro Carvalho de Souza, acredita que as mudanças irão agilizar todo o processo. “Teremos um prazo maior para planejar as matrículas e os pais poderão se programar melhor. Em sete anos de administração é a primeira vez que somos convidados a opinar sobre o processo de matrícula, valorizando nosso trabalho”, finalizou.

Recorde

Atualmente a Central de Matrículas recebe em média de 100 pessoas por dia, sendo a maioria para a efetivação de transferências e cadastro de crianças na lista de espera dos Ceinfs.

Neste ano, a Reme bateu recorde de matrículas e já contabiliza 101.131 alunos frequentando as 94 escolas e 99 Ceinfs.

A reunião de hoje também serviu para discutir as demais fases que envolvem o processo de matrícula, como a confirmação, efetivação e ensalamento.

Para a secretária municipal de Educação, Ilza Mateus, a reunião é de extrema importância e remete para novos procedimentos mais eficazes no atendimento à população.

“Sei do valor do serviço que estes servidores têm em suas unidades e suas atribuições. A reunião fará com que organizemos melhor as matriculas já para o ano letivo de 2018. Esse encontro irá contribuir muito para agilizar e dinamizar o atendimento à população”, destacou a titular da Semed.