Com brinquedos diferenciados, jogos de tabuleiro ao ar livre, exposições, palestras e ações em redes sociais, o projeto “Semana do Brincar”, está levando para as crianças das unidades escolares do município, até a próxima semana, diversão aliada a práticas pedagógicas.

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da “Aliança Pela Infância”, uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –  e caracteriza-se por uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar na infância. O objetivo é levar à comunidade escolar e alunos, brincadeiras, palestras e debates.

O projeto já foi aplicado nas unidades de ensino públicas municipais em 2016 e este ano a Semed (Secretaria Municipal de Educação) foi novamente convidada a participar. Nesta edição, o tema é “O brincar que encanta o tempo”, que sugere a diversão com elementos da natureza.

O intuito das atividades nas unidades escolares e infantis é sensibilizar adultos para se tornarem parceiros, criando condições para que as crianças possam brincar através do contato com a natureza, favorecendo e vivenciando o descobrimento do mundo.

No Ceinf Coração de Maria, no bairro Coronel Antonino, a diretora da unidade, Geórgia Borges, esta levando para as crianças a importância de observar o  meio ambiente através do resgate de uma brincadeira que a maioria das crianças desconhece, que é o jogo de peteca, feitas de material reciclável de garrafas pets.

Outras atividades também são atração como: pintura facial, cantigas de roda e festa a fantasia. Todas as brincadeiras estão sendo realizadas no ambiente externo da unidade.

“As crianças estão muito receptivas com as atividades e participativas. O projeto trabalha com o psicomotor, social, além da afetividade e a criatividade. Elas estão muito alegres com a semana”, comenta Geórgia.

No Ceinf Nilda de Almeida Coelho, no bairro de Vida Nova, a diretora Nahlu Santos incentivou seus alunos a fazer atividades externas, confeccionando brinquedos de materiais recicláveis, como bilboquê, bola de meia e peteca. Em alusão à conscientização da paz no trânsito, a diretora criou um circuito de bicicleta para as crianças transitarem.

“Estamos resgatando brincadeiras antigas. As crianças interagem de forma lúdica e ainda tem oportunidade de fabricar seus próprios brinquedos. Ao final, poderão levá-los para a casar”, fala Nahlu.

A secretária municipal de Educação, Ilza Mateus, destaca que a atividade lúdica é primordial nos Ceinfs. “É muito importante que a criança tenha essa atividade e explore o faz de conta”, comentou.

Algumas escolas ousaram, proporcionando atividades diferenciadas e em parceria com os pais, levaram brincadeiras fora do convencional. Assim fez o Ceinf Lar de Sheila, localizado no bairro Coophatrabalho, que montou na unidade uma parede de escalada.

Outra unidade que também inovou nas brincadeiras, foi o Ceinf José Ramão Cantero, no Jardim Futurista. Programada para ocorrer na próxima semana, a agenda foi organizada para levar aos alunos, brincadeiras e atividades circenses. A equipe passou a semana produzindo elementos que compõem o universo do circo.

A abertura, na próxima segunda-feira (29), vai levar ao Ceinf palhaços e oficinas com acrobacias e malabares. Até uma tenda foi montada na área externa para receber as crianças se divertirem com técnicas de acrobacias circenses. “A brincadeira é a linguagem essencial das crianças dessa idade, por isso precisamos investir em momentos como esse”, afirmou o diretor Ricardo Henrique.

“Isso tudo é muito saudável para nossas crianças. Nossas unidades devem sempre se envolver em atividades lúdicas, pois desenvolve a interação, socialização e liderança. A criança fica motivada, porque em casa geralmente ela não tem espaço” concluiu Ilza Mateus.