Promover a união entre a comunidade escolar e a integração entre os alunos são as principais propostas que os profissionais que atuam nas escolas e ceinfs da Rede Municipal de Ensino (Reme) levaram em consideração no momento de elaborar as atividades alusivas a Semana da Criança, festejada ao longo do mês de outubro.

Um dos exemplos de parceria entre pais, professores e direção aconteceu na escola municipal “Múcio Teixeira Júnior”, na Vila Carlota que, nesta sexta-feira (6) abriu os portões para receber as famílias que ajudaram na execução da tradicional festa, que acontece há 42 anos na unidade para homenagear os alunos.

A aluna do 4º ano, Débora Araújo de Souza concorda sobre a importância das festividades. “Gosto muito de comemorar na escola porque podemos ficar junto dos amigos”, pontuou.

Presente na abertura do evento, o prefeito Marquinhos Trad ressaltou a importância de trabalhar em prol da criança  valorizando seus direitos. “Através das lições de hoje é que você determina o futuro das crianças. Temos que acompanhá-las desde pequenas”, sinalizou.

O prefeito também destacou a necessidade de participar das tarefas e brincadeiras junto com os filhos. “A correria do dia a dia está tornando raro esses momentos. Comemorações como esta de hoje são importantes para que elas se divirtam, mas temos que participar em casa também”, afirmou.IMG_6037

Feliz com as atividades organizadas pelas escolas, a aluna do 4º ano Júlia Chaves Almeida acredita que as crianças merecem um mês de diversão só para elas. “Nós somos importantes para o mundo. Todas as crianças são puras de coração, por isso temos que comemorar”, ensinou  a pequena Júlia, que aproveita a festa ao lado da mãe.

A participação da família foi essencial para o sucesso da festa, segundo a diretora Cléia Aparecida Siqueira Correa. “Eles ajudaram em tudo, até na decoração”, explicou. Em sua opinião, momentos festivos como o da Semana da Criança reforçam os valores passados pela escola de promover a integração e união entre as crianças. “Temos alunos especiais e para eles é importante participar com os colegas nesses eventos, dividir o espaço e, ao final, todos fazemos um lanche coletivo”, resumiu.

Até o final da tarde, as atividades farão a alegria dos 800 alunos que vão participar de atividades especiais com o resgate de brincadeiras tradicionais, cama elástica, pintura facial e apresentações culturais.

Diversidade

Além das brincadeiras, as comemorações também têm espaço para atividades que incentivam a alimentação saudável, a conscientização ecológica e até um momento com os personagens de TV queridos pelas crianças, como a Turma do Chaves, programa infantil no ar há mais de 20 anos e que sempre cativou os pequenos.

A partir desses personagens, os professores e equipe técnica da escola “Professor Vanderlei Rosa de Oliveira”, promoveram apresentação, elaborada pelos próprios educadores, que foram vestidos de acordo com os personagens.  “A solidariedade, união e companheirismo fizeram com que esse momento levasse a cada aluno o direito de sonhar”, disse a diretora-adjunta, Lilian Cristina Silva Brandão. Os alunos ainda receberam a visita do apresentador Tatá Marques e participaram de atividades folclóricas com Teddy Tarciso Turatti e a declamadora Sonia Barbosa. Show de talentos, gincana, jogos de mesa e penteados também integraram a programação.

Atividades nos ceinfs

Já no Ceinf  “José Ramão Cantero”, as brincadeiras com água farão a diversão das crianças até o final do mês. A ideia é ampliar o conhecimento sobre esse recurso natural, mostrando seus estados e transformações, oportunizando momentos de investigação e incentivando a descoberta.

No Ceinf “Micheli Regina Locatelli”, os professores também apostaram na socialização e elaboraram um cronograma que prioriza as atividades coletivas, como os espaços de contação de história, cinema, dança, teatro, produção culinária e até karaokê. “Quisemos despertar sensações de acolhimento e afetividade entre elas”, concluiu a diretora Cléo Almeida.