A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), promoveu na manhã desta terça-feira (18.10) mais uma reunião do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba (APA do Guariroba). O encontro aconteceu no Centro de Educação Ambiental (CEA Polonês) e discutiu, entre diversos temas, o processo de licenciamento da miniusina hidrelétrica pela concessionária Águas Guariroba.

Durante o encontro, que integra as ações do Programa Manancial Vivo, foram discutidos itens como a aprovação de relatoria de Pagamento por Serviços Ambientais e as contribuições referentes ao Zoneamento Ecológico Econômico de Campo Grande.

Miniusina
Com relação à miniusina hidrelétrica, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) apresentou parecer apontando que a instalação da miniusina hidrelétrica não trará impactos ambientais.

O representante da Águas Guariroba, João Alberto Borges dos Santos destaca que é necessária a análise detalhada deste processo para não haver dúvidas sobre a regularização da instalação da miniusina hidrelétrica.

O presidente do Conselho Gestor da APA, Marcos Andrei completa que as reuniões mensais realizadas são importantes para discutir o aperfeiçoamento dos processos da Semadur com os órgãos e na tomada de decisões dos conselheiros participantes. “Nossa intenção é compartilhar informações dos processos em andamento o que possibilita a socialização das demandas junto aos conselheiros e assim discutimos e trocamos ideias e sugestões que contribuem para a conservação e preservação da APA do Guariroba”, afirma.

A reunião contou também com a presença de representantes da WWF Brasil que apresentaram os critérios para o Projeto Individual de Propriedade considerando meio físico, relevo, tipos de solo, recursos hídricos, clima, temperatura, estado de conservação do solo e nível de degradação de áreas produtivas.

Participaram da 9ª Sessão Ordinária do Conselho Gestor da APA do Guariroba instituições como Conselho Municipal do Meio Ambiente, Sindicato Rural de Campo Grande, TBG, WWF Brasil e representantes da Comissão Julgadora dos Pagamentos por Serviços Ambientais.

Serviço: as reuniões são públicas e acontecem mensalmente no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês), na Rua Corveta, nº 141, Bairro Carandá Bosque. A próxima reunião está marcada para o dia 8 de novembro.