A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) vai oferecer nesta quinta-feira (07), às 18h, aos empresários do ramo de caçambas, capacitação quanto à correta operacionalização do sistema para a emissão do Controle de Transporte de Resíduos por meio Eletrônico (E-CTR) no formato eletrônico e os esclarecimentos de eventuais dúvidas acerca da temática. A orientação acontece em parceria com a empresa que desenvolveu o sistema de monitoramento dos resíduos da construção.

Decreto n. 13.754,  publicado no dia 8 de janeiro de 2019 orienta sobre as ações de Controle do Transporte de Resíduos com normas gerais para cadastramento e emissão do Controle de Transporte de Resíduos por meio Eletrônico (E-CTR). O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, enfatiza  que o controle de transporte de resíduos será obrigatório para o transporte desses materiais e a iniciativa visa dirimir possíveis dúvidas quanto ao preenchimento do E-CTR. “A intenção é orientar os interessados quanto à aplicabilidade das normas, contribuindo para os empresários da área atuarem de acordo com o que rege a legislação”, destacou.

caçamba_foto  internaA implantação do sistema de controle de transporte de resíduos é uma ação conjunta que envolve além da Semadur, a  Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) e a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec). Com esse sistema será possível regularizar e controlar o transporte e a destinação dos resíduos da construção civil e resíduos volumosos.

Capacitação

Não será necessário agendamento ou cadastramento prévio para participação na capacitação, sendo orientada apenas a chegada ao local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.

Serviço:

A capacitação será realizada no Centro de Educação Ambiental (CEA) Polonês, situado à Rua Corveta, n. 141, Bairro Carandá Bosque.