A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), em parceria com a Agencia Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), realizaram nesta terça-feira (6), no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês, a ‘1ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Córrego Guariroba – APA do Guariroba’ do ano de 2018.

Durante a reunião, estiveram em pauta a apresentação dos resultados de ações de conservação ambiental, que vem sendo desenvolvidas na bacia, além da proposição e repasse de informações sobre a gestão e estruturação do Conselho para os próximos anos.

DSC04623O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Marcos da Fonseca, ressaltou que o gerenciamento das atividades desempenha pelos conselhos das APA do agora será atribuído à Planurb.

“A partir de agora, as ações relacionadas ao planejamento ambiental das APAs existentes no município de Campo Grande, passam a serem gerenciadas pela Planurb. A Agência fará a mediação com as entidades que compõem estes colegiados, objetivando uma construção democrática e eficiente dos subsídios necessários na concepção da política ambiental municipal, em especial às Unidades de Conservação existentes no município”, explicou José Marcos.

Berenice Maria Jacob Domingues, diretora presidente da Planurb, ressaltou que por meio do diálogo e da parceira com instruções de pesquisa e de ensino do nosso Estado, vamos dar continuidade as ações já desenvolvidas nessa região.

“Vamos estabelecer planos, programas e projetos com diretrizes eficazes e capazes de protegerem essa porção territorial de grande relevância, pois abrigam importantes mananciais de abastecimento público do município de Campo Grande”, esclareceu Berenice.

Ainda sobre a reunião, técnicos da Semadur apresentaram alguns dos resultados do “Programa de Recuperação e Conservação da Bacia Hidrográfica do Córrego Guariroba – APA do Guariroba.  Dentre eles, o relatório técnico de cinco propriedades rurais, localizadas na Sub-Bacia do Guariroba, que receberam recursos financeiros vindos do Projeto Produtor de Águas – Pagamentos por Serviços Ambientais.

A iniciativa faz parte do Programa Manancial Vivo, criado em 2009, seguindo as diretrizes e conceitos do Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA).

O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) foi implementado em Campo Grande com a finalidade de recompensar financeiramente proprietários que, por meio de práticas e manejos conservacionistas e de melhoria da distribuição da cobertura florestal na paisagem, contribuam para o aumento da infiltração de água e para o abatimento efetivo da erosão, sedimentação e incremento de biodiversidade.

Outra novidade destacada é que nos próximos dias haverá a implantação de placas de sinalização na APA do Guariroba. A atividade está prevista nas ações do Plano de Manejo, por meio do programa de Educação Ambiental, e tem o objetivo de orientar os usos e incentivos à Conservação, com foco na redução de práticas que causem degradação ambiental na UC.