As ações de manejo nas árvores do canteiro central da Avenida Afonso Pena continuam e os serviços previstos são o tratamento fitossanitário que envolve podas, remoção de galhos, plantio, controle de pragas e quando necessário a realização de dendrocirurgia (técnica que objetiva a recuperação da árvore através da eliminação de tecidos necrosados com a posterior desinfecção através da utilização de fungicidas).

Realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e com o apoio da Energisa, os trabalhos de manejo têm se iniciado sempre após as 20 horas com o acompanhamento técnico de agentes da Semadur e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Na etapa atual está sendo realizada a retirada das escoras de sustentação da espécie Ficus (Ficus microcarpa) localizada próxima ao cruzamento com a Rua Padre João Crippa, uma vez que conforme avaliação técnica as raízes adventícias já se fixaram no solo, não há risco de queda e o seu sistema radicular encontra-se bem assentado. Desta forma, a função das escoras já foi cumprida não havendo necessidade de permanência das mesmas.

O objetivo do manejo é de preservar e proteger as árvores dos canteiros centrais. No total foram avaliadas 43 espécies que necessitavam de algum tipo de intervenção, dessas 19 estavam localizadas na Avenida Mato Grosso – entre a Rua Pedro Celestino e Calógeras onde o trabalho já foi finalizado e outras 23 no canteiro da Avenida Afonso Pena – entre a Rua José Antônio e Avenida Calógeras, uma na Praça do Rádio. Para a eficácia do tratamento foi escolhido o Óleo de Neem, que será aplicado em duas etapas, com intervalos de 15 dias, no período noturno visando o ataque direto aos insetos que prejudicam as árvores.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marcos da Fonseca, explica a necessidade do manejo para proporcionar maior longevidade às árvores. “Entendermos a importância desse serviço, uma vez que são árvores consideradas centenárias, de relevância histórica e cultural para a cidade e que necessitam de um cuidado maior, além de estarem localizadas em vias de grande fluxo”.

José Marcos também destaca que a Prefeitura dispõe de técnicos habilitados para oferecer as corretas orientações, além dos dois viveiros municipais que realizam a doação de mudas. O cidadão que deseja realizar o plantio de espécie adequada às vias públicas pode entrar em contato com a Gerência de Arborização, pelo telefone 3314-3153.

Já para aquele que deseja solicitar poda ou remoção a orientação é que o solicitante compareça pessoalmente, munido do documento de identificação e comprovante de residência (original e cópia), até a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), onde deverá se dirigir até o Protocolo Geral para solicitar a abertura de processo referente à Poda/Remoção de Árvore. Após este procedimento, a pessoa será encaminhada à Semadur para que o fiscal realize a fiscalização e seja emitido o laudo de vistoria. Somente após o laudo expedido pelo agente fiscal o munícipe será autorizado ou não a realizar a poda ou a remoção da árvore.

A Semadur disponibiliza ainda em seu site o Guia de Arborização Urbana: uma forma prática e elucidativa quanto aos corretos procedimentos e técnicas para o planejamento da arborização. O material traz informações sobre a escolha adequada da espécie, forma correta de plantio e manutenção da árvore, além de dicas sobre poda e remoção.

A publicação está disponível para download no link abaixo: