Alunos da escola Escola Municipal José Mauro Messias da Silva, conhecida como Poeta das Moreninhas, no bairro Moreninha IV, receberam a visita dos técnicos ambientais das divisões de Áreas Verdes e Posturas Ambientais e Fiscalização e Política Sustentável e Educação Ambiental da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) nesta quarta-feira (21.09) para comemorar o Dia da Árvore. Durante a comemoração mais de 50 alunos do 4º ao 7º ano realizaram o plantio de mudas de árvores de espécies do cerrado.

A Educação Ambiental, executada na escola, contribui para a conscientização  de educadores e alunos ao incentivo da arborização e nas ações relativas ao meio ambiente. A escola possui espaço amplo propício para o plantio de árvores, além de horta produzida pelos próprios alunos que auxilia na merenda escolar e na sustentabilidade.

O convívio e as práticas escolares são fatores determinantes para a aprendizagem dos valores e atitudes ambientais. A escola seguindo ações ambientais pretende futuramente instalar a captação de água da chuva para benefícios da horta da escola. A ação foi acompanhada por patrulheiros ambientais da Guarda Civil Municipal para segurança e conforto dos alunos e professores.

O coordenador pedagógico da Escola Municipal José Mauro Messias da Silva, Nereu Carlos de Araújo destacou a necessidade de incentivar os alunos em atividades ambientais como a arborização. “A Semadur está nos auxiliando muito, pois a escola tem áreas extensas que podem ser plantadas árvores trazendo benefícios como a sombra e melhoria da qualidade do ar para os alunos”, afirma.

O engenheiro florestal da Semadur, Nilton Dobes Bakargi, que acompanhou todo o processo de plantio e orientou os alunos a maneira correta de plantio de árvores, indicou um adubo químico composto de fósforo e potássio para fortalecer o crescimento das plantas. “O plantio com o adubo químico ajuda na recomposição da vegetação que em alguns locais da escola está degradada, além da arborização beneficiar com o paisagismo, conforto térmico e diminuição da temperatura do solo”, destaca.

Segundo o diretor do departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental da Semadur, Natalício Gonçalves, que coordena as Divisões que propiciaram o plantio na escola, a secretaria realiza todo ano a celebração e ressalta a importância do plantio de árvores em Campo Grande. “Esta celebração referente ao Dia da Árvore beneficia toda a prefeitura, a comunidade escolar e os munícipes. A Semadur possui setores com atribuições distintas como Educação Ambiental e cuidado com as praças, porém com um único objetivo é melhorias para o meio ambiente”, ressalta.

Participaram do evento de plantio educadores, alunos, técnicos ambientais da Semadur, patrulheiros ambientais da Guarda Civil Municipal e universitários do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

As atividades da programação em comemoração ao Dia da Árvore continuam com distribuição de mudas frutíferas nesta quarta-feira (20), às 18h, na Orla Ferroviária no trecho entre a Avenida Mato Grosso e a Avenida Calógeras.