Com a intenção de iniciar uma parceria entre a Guarda Civil Municipal de Campo Grande (GCMCG) e a Força Área Brasileira (FAB) na área de Biopsicossocial e Capelania, o secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, Valério Azambuja, se reuniu com o tenente Marcelo, que é padre capelão da FAB.

Na reunião, os dois trataram diversos assuntos referentes ao apoio espiritual e social aos GCMs, bem como os serviços de assistência religiosa e espiritual. O tenente Marcelo convidou a GCM para participar da solenidade “Páscoa dos Militares” que ocorrerá em abril deste ano.

“Cooperar nas atividades de assistência e serviço social da instituição, visitar os doentes da corporação, fazer com que sua presença seja agradável e confortadora nos momentos de angústia e apaziguadora nas situações de discórdia, contribuir para o bem estar moral e disciplinar da tropa em geral, colaborar com um ambiente fraterno entre os integrantes da corporação durante a árdua tarefa de manter a ordem e a tranquilidade pública”, são algumas das situações que a capelania atua, explicou o secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, Valério Azambuja

O tenente Marcelo, que é capelão da FAB, complementou: a capelania visa prestar assistência religiosa e espiritual, assim como colaborar com a corporação na formação cívica, moral e ética dos GCMs, respeitando-se em qualquer situação, a liberdade de culto preconizada pela Constituição Federal de 1988.

A finalidade da capelania é manter na instituição parcerias entre várias denominações religiosas, independente de religião, para levar aos demais companheiros o alimento espiritual e contribuir na integração entre os GCMs, de forma a fortalecer a união da corporação e prestar auxílio aos que porventura necessitarem.

A capelania não é novidade nas guardas civis municipais do país, cidades como Curitiba (PR), Macaé (RJ) e Ribeirão Preto (SP) têm capelanias em suas instituições de segurança pública.