Os polos de capacitação, lançados no primeiro semestre deste ano, realizados por técnicos da Semed (Secretaria Municipal de Educação), em sua segunda edição, irão ampliar o número de servidores atendidos, chegando a mais de 26 mil profissionais. As atividades tiveram início nesta terça-feira (15).

Os polos de capacitação estão dentro do projeto “Educação em foco: múltiplas dimensões da formação continuada” e consistem em encontros bimestrais, de forma presencial, que irão atender servidores de todas as áreas, que participarão de formações em escolas polos, fora do ambiente escolar que atuam.

Nesta edição, o total, 26.420 profissionais entre professores, diretores e administrativos da Rede Municipal assistirão, durante seis dias, a palestras abrangendo temas que variam de termas relacionados desde educação infantil até a servidores que atuam nas bibliotecas escolares. Na primeira edição, 12 mil profissionais participaram dos polos.

Assim como no primeiro semestre, as merendeiras e secretários de escolas e ceinfs também terão capacitações voltadas para suas áreas de atuação. Os seis polos acontecerão no Centro de Formação da Semed e em 14 escolas, incluindo uma da rede particular que ofereceu espaço.

Novidade

A novidade dessa edição são os polos direcionados a diretores de escolas e integrantes e presidentes das APMs (Associações de Pais e Mestres), que irão ganhar um manual de orientações e sugestões para aperfeiçoar o funcionamento das APMs. A publicação será lançada na quinta-feira (17), durante solenidade na Câmara Municipal, a partir das 19 horas.

Um dos principais temas abordados nessa segunda edição dos polos diz respeito ao processo de avaliação dos alunos. Segundo a superintendente de Gestão e Políticas Educacionais, Carla Britto a ideia é debater e refletir sobre o resultado das avaliações diagnósticas aplicadas na Reme no primeiro semestre. “Vamos focar nesse tema porque queremos tornar mais eficaz esse processo”, disse.

Já a educação infantil, que também está realizando as atividades nesta semana, irá trabalhar a linguagem oral e a escrita no cotidiano das turmas. Outro polo que ocorre no Cefor é o voltado para os servidores das bibliotecas escolares.

Nessa edição, os técnicos continuarão o trabalho iniciado no primeiro semestre, com foco no projeto Mapa de Ideias, que consiste em elaborar soluções para dinamizar o trabalho nas bibliotecas escolares, criando sugestões de atividades, além de falar sobre a organização do espaço.

A secretária Municipal de Educação, Ilza Mateus destaca que as formações, que ocorrem desde o início do ano são importantes por oferecer aos servidores ferramentas que possam aprimorar o trabalho em sala de aula. “Nessas capacit

SONY DSC

ações, o professor tem a oportunidade de trocar experiências e ouvir técnicos da Reme. Nosso objetivo é garantir o bom atendimento aos nossos alunos”, completou.

Ainda de acordo com a secretária, a integração entre os técnicos da Semed e os profissionais que atuam nas escolas também é fundamental na realização de um trabalho de qualidade, por isso os capacitadores têm o cuidado de elaborar um conteúdo rico em informações e um ambiente acolhedor.

Oportunidade

A oportunidade de ampliar o conhecimento é o principal benefício que o professor João Nunes, da escola municipal “Professor Nelson Pinheiro”, vê nos polos de formação. “Eu acho muito importante porque sempre existem novos ensinamentos, novas técnicas e temos que estar bem informados e atualizados para oferecer o melhor trabalho”, destacou.

Ainda segundo o professor, os temas escolhidos são pertinentes e de acordo com a realidade escolar. “Hoje estamos falando sobre o relacionamento no ambiente de trabalho, que é tão importante quanto discutir questões pedagógicas”, pontuou.

Para a professora Marcia Vilela Furtado, do Ceinf Eleodes Estevam, a troca de informações com os técnicos transmite mais segurança ao trabalho desenvolvido em sala de aula. “O embasamento teórico é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho. É importante o professor estar sempre aprimorando seus conhecimentos e esclarecendo dúvidas. Assim ficamos mais tranquilos ao desempenhar nossa função e os alunos evoluem mais rápido”, completou.