A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cooperativa Agrícola de Campo Grande (Coopgrande), Associação de Produtores do Polo Orgânico (ASPO), Associação dos Produtores Rurais de Rochedinho e Associação Sucuri da Agricultura Familiar firmaram um Termo de Cooperação nesta sexta-feira (19). O acordo tem por objetivo a realização de fomento de pontos de comercialização para a agricultura familiar, através do Projeto Saladão.

IMG_0004 (Copy)Pelo acordo, a Semed ficará responsável por ceder o motorista para dirigir o caminhão que abastece o Ônibus Saladão. Já a Sedesc, por toda a logística de retirada dos produtos no campo e colocação nos ônibus nos dias pré-determinados, além de gerenciar todas as fases do processo. A Coopgrande disponibilizará funcionário para dirigir o ônibus Saladão, além de coordenar a parte operacional (horários, tabelas de preços, etc.) e atividades afins; às associações caberá providenciar os produtos para comercialização, entre outras atribuições.

Para o prefeito Marquinhos Trad, é fundamental dar destino aos produtos da agricultura familiar de Campo Grande. “Há uma quantidade substancial de famílias que produzem na área rural da nossa cidade. Com esse projeto, estamos olhando para a agricultura familiar. Já estamos na 2ª edição do ônibus Saladão, que escoa os produtos da agricultura familiar, produtos de extrema qualidade, que não chegavam à mesa do campo-grandense”, diz.

IMG_0026 (Copy)No projeto, são utilizados dois veículos: o caminhão refrigerado, que transporta os produtos das propriedades rurais para a cidade, e o Ônibus Saladão, que foi adaptado para ser um mercado itinerante. Dentro do ônibus, os produtos são expostos em caixas colocadas nas gôndolas adaptadas para tal fim, permitindo fácil acesso do consumidor aos hortifrúti oferecidos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, Abrão Malulei, fala da importância da parceria da Semed. “Primeira secretaria a nos apoiar neste projeto. Momento tão importante para a vida da agricultura familiar. Muito mais que um projeto de alimentação, é um projeto social, porque a alimentação saudável está chegando para a população e estamos trazendo dignidade para essas famílias. A grande dificuldade é o escoamento da produção”, diz.

Presidente da Associação de Produtores do Núcleo Agroecológico, Maria Aparecida Brito, concorda e diz que o projeto vem preencher uma lacuna que faltava. “A gente já vendia nossos produtos, mas não tínhamos como trazê-los para a cidade, o que era uma dificuldade para todos nós. Agora com a compra do caminhão pela prefeitura e do Ônibus Saladão estamos muito felizes”, afirma.

IMG_0318 (Copy)Comprando no projeto, a aposentada Marina Dias Barbosa , de 65 anos, aprovou o projeto. “Minha neta viu e falou para eu vir aqui ver. É a primeira vez que estou vindo e estou achando os produtos de boa qualidade e os preços parecem bons”, diz.

Já Francisco Abadio, de 42 anos, disse que os produtos têm o gostinho da infância. “Eu vi o projeto na mídia e aí vim conhecer. Estou gostando muito, a gente precisa de saúde e isso aqui está do jeito que a gente foi criado na fazenda. Os preços estão barato e então dá para fazer a feira. Quero que venha sempre para região”, solicita.

Calendário

Sexta-feira (19/10) o ônibus estará na frente da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida, das 6h às 18h.