A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, participou nesta terça-feira (14) de reunião que discutiu os avanços e cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação (PME). Foi o primeiro encontro que reuniu os técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Comissão de Monitoramento do Plano.

Segundo a secretária de Educação, Elza Fernandes, o encontro foi importante para rever ações e metas e identificar as ações alcançadas. “Essas reuniões ocorrem sempre e são fundamentais para garantir o cumprimento das metas, É um plano já constituído, que virou lei e por isso tem um acompanhamento permanente, já que temos datas diferenciadas até 2024 para cada ação”, disse.

A coordenadora da Comissão de Monitoramento e Avaliação do PME, Fernanda Gabriela Ferracini Silveira Duarte, destacou a importância da participação dos técnicos na reunião. “Trouxemos os participante da equipe técnica para apresentar o andamento das estratégias e ações propostas para que eles comentem as demandas e também possam dar sugestões à Comissão para que o planejamento seja cumprido”, disse.

A equipe técnica é responsável pela coleta de dados dentro da área de atuação de cada um dos oito grupos de trabalhos que formam o grupo e que abrangem diversos setores, desde a Educação infantil, passando pela Diversidade até o Ensino Fundamental.

Durante a reunião foi apresentado um modelo novo de fichas de monitoramento, que vai dar mais transparência ao trabalho.

Metas

Entre as metas do PME já cumpridas está a da Gestão Democrática. A lei foi sancionada em junho pelo prefeito Marquinhos Trad e dispõe sobre a eleição direta para diretores e diretores adjuntos das unidades escolares e diretores dos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (Reme).

A primeira meta do PME, que destaca a ampliação de oferta de educação infantil em creches de forma a atender pelo menos 50% das crianças de até três anos até 2024 também está em fase avançada, com 75,88% da meta alcançada, já que a Semed este ano fez uma readequação de espaços nos Ceinfs, ampliando o número de vagas na Educação Infantil, além de retomar a construção de unidades que estavam paralisadas.

De acordo com a chefe da Gerência de Planejamento da Semed, Fernanda Duarte, entre 30% e 40% das indicadores das 20 metas do PME já foram alcançados ou estão próximos da meta estabelecida.