Equipes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) começam neste sábado a entrar em contato com pais que tem filhos cadastrados na lista de espera dos Ceinfs (Centros de Educação Infantil), anterior ao dia 21/11/2016. O objetivo é orientar sobre a forma de realizar a operação através do site da Prefeitura, garantindo que todas as crianças sejam recadastradas, além de atualizar as informações fornecidas em anos anteriores.

De acordo com a secretária de Educação Ilza Mateus de Souza, o procedimento é obrigatório devido às mudanças no sistema de matrículas, ocorridas no final de 2016, e que agora abrangem todas as unidades da Reme (Rede Municipal de Ensino).

As modificações permitem que os pais acessem novas opções no sistema, como o cadastramento da certidão de nascimento do filho e a escolha do Ceinf que deseja que a criança estude.

O recadastramento deve ser feito com urgência pelos pais, já que a designação de vagas vai ocorrer a partir do dia 23 de janeiro. Para garantir a agilidade do processo, as equipes da Semed também efetuarão o recadastramento, que não terá prazo para ser encerrado, sendo realizado de forma contínua.

A Semed oferece este ano 6.215 mil vagas iniciais nos Ceinfs e até o momento apenas 1,9 mil crianças foram recadastradas, de um total de 12.261 mil que compõem a lista de espera.

A Reme conta com 94 escolas municipais e 99 Centros de Educação Infantil (Ceinf), todos inseridos à Plataforma de Matrícula 2017. O recadastramento das crianças pode ser feito através do site www.matriculasreme.campogrande.ms.gov.br

Ao acessar o site, os pais devem seguir para a área de recadastramento para concluir a operação.  O acesso também pode ser feito através de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

A secretaria também disponibiliza a população o 0800 6151515 para o esclarecimento de dúvidas relacionadas a todas as unidades escolares da Rede Municipal.

AMPLIAÇÃO DE VAGAS

A secretária de Educação ressalta que todos os esforços estão sendo empenhados para garantir a ampliação das vagas. Além da atualização cadastral dos alunos da lista de espera, a secretária explica que outras medidas serão tomadas, como o remanejamento de turmas e readequação da utilização das salas de aula das escolas para ampliar a oferta de vagas.

É importante ressaltar que 6.215 novas vagas iniciais abertas para o ano letivo de 2017 já atenderão 50% das 12.261 crianças da lista de espera. Este índice obedece diretrizes do Plano Municipal de Ensino, que determina que pelo menos metade da demanda seja atendida.

Em 2016 foram oferecidas 5.500 novas vagas, enquanto que o ano letivo de 2017 já começa com uma oferta de 6.216.