A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que também é presidente do Comade (Conselho Municipal Antidrogas), participou nesta quarta-feira (11), à noite, da 1ª Conferência Estadual para Discussão da Política sobre Drogas, que acontece até esta quinta-feira na OAB, seccional de Mato Grosso do Sul. O evento é promovido pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS e tem o objetivo de debater os efeitos do uso de drogas na sociedade e na segurança pública.

Também participam da Conferência o Conselho Estadual Antidrogas, Conselho Municipal e a Subsecretaria de Direitos Humanos da Prefeitura. A palestra de abertura, ministrada pelo assessor da Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas, Ricardo Valente, teve como foco o debate das principais consequências do uso de drogas. Valente foi enfático em dizer que as políticas sobre o tema precisam respeitar a realidade local. “Cada pessoa é um ser único, não podemos colocar todos em um mesmo bloco, como se tivessem as mesmas necessidades”, pontuou.

AntiDrogas (1)
Secretária de Educação Elza Fernandes

A secretária Elza Fernandes ressaltou que a conferência é um momento importante para discutir as políticas de combate às drogas. “É preciso que elas não fiquem apenas no papel, por isso temos que unir forças para que elas se tornem realidade, afinal é um problema presente em todos os segmentos da sociedade”, disse.

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) desenvolve vários projetos em parceria com instituições e demais secretarias municipais e do governo do estado que buscam o combate a prevenção do uso do álcool e entorpecentes. Um dos projetos é o Escola Segura com a Guarda Amiga, que tem como foco aproximar a comunidade escolar da segurança pública através de rondas escolares e palestras que abordam diversos temas, entre eles, os perigos do consumo de drogas.

Além dos projetos na área da segurança pública, a secretária destacou que com frequência são realizados eventos e palestras com instituições parceiras dentro das unidades escolares no sentido de alertar e desenvolver ações, inclusive culturais, no sentido de prevenir e orientar os alunos da Rede Municipal. AntiDrogas (3)

Também participou do evento o subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Vieira Júnior, que falou sobre os projetos que têm feito um mapeamento da cidade com o objetivo de identificar os locais onde há usuários de drogas, possibilitando o auxílio às essas pessoas.

“Já temos projetos em prática com resultados positivos. Não podemos fechar os olhos para a questão, o momento é de discussão para efetivar essas políticas cada vez mais”, concluiu.

O evento contou, ainda, com a participação do superintendente de Ações Preventivas ao Uso de Drogas da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social – Sesdes, Ronnie Gonzaga.