Servidores públicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Fundação Social do Trabalho (Funsat) se uniram nesta manhã de sábado (23) para colocar a mão na massa em mais uma edição do projeto “SAS em Superação”, que desta vez promoveu a revitalização do prédio do Centro de Capacitação Profissional (Cecapro) Parque do Sol; que há quase dez anos não recebia reforma e, aos poucos, deixou de cumprir o seu papel de oferecer qualificação à comunidade.

Idealizadora do projeto, a vice-prefeita Adriane Lopes, que participou das três primeiras ações de reformas em unidades do IMG_7006município, contou hoje com a participação do prefeito Marquinhos Trad, que fez questão de colaborar com esse trabalho que, segundo ele, além de melhorar a vida das famílias assistidas pela unidade, ainda fortalece os vínculos institucionais internos entre os funcionários.

“Aqui são todos voluntários, que não se importaram em sair de casa no sábado no qual poderiam estar descansando, para somar conosco e deixar sua contribuição em prol da população. Um gesto que merece o nosso reconhecimento. Recebemos o Cecapro já bastante deteriorado e constatamos que nos últimos anos, essa unidade deixou de oferecer todos os cursos. Mas agora, além da revitalização feita pela união de todos, será reativada a sala de panificação, corte e costura e de informática, que de quatro computadores passou a oferecer 15 máquinas, para atender uma demanda maior”, justifica o chefe do Executivo Municipal.

IMG_7070A revitalização acontece a custo zero para a Prefeitura, contando com a solidariedade de servidores e colaboradores da prefeitura e da sociedade civil organizada. Todo o material da obra foi custeado através de parceiros. Adriane destaca que o projeto, que já restaurou os prédios de três Unidades de Atendimento Institucional (UAI), permite a integração dos servidores e a sociedade com a realidade daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social e que precisam de assistência do município.

“É um projeto que além de melhorar a estrutura física dos prédios nos quais ocorrem as intervenções, promove a mudança no olhar dos servidores, que estão aqui como voluntários e, com isso, passam a melhorar ainda mais o atendimento ao entenderem a realidade desses locais. Estamos aqui fazendo a diferença. Essa é uma gestão humanizada e essa ação demonstra isso na prática”, pondera a vice-prefeita.

O presidente da Associação de Moradores do José Terual Filho, Rony Leão, concorda com a vice-prefeita e vai além. “Essa unidade IMG_7084é muito importante para os moradores da região que engloba o José Teruel, Dom Antônio e Lageado. Infelizmente estava abandonada nos últimos anos e deixou de cumprir o seu papel. A retomada do Cecapro começou no ano passado, quando a atual administração teve um olhar para nós. Daqui saíram as primeiras capacitações para os moradores que foram removidos da favela ‘Cidade de Deus’. Houve a preocupação da prefeitura em provocar uma mudança de vida dessas pessoas através da capacitação e hoje, muitas famílias estão construindo suas próprias casas. Então, é difícil dimensionar a importância dessa unidade, que resgata a autoestima das famílias que precisam do olhar especial do poder público”, pontua a liderança.

Sobre a ação voluntária dos funcionários envolvidos nesse trabalho, o gerente de Serviços de Manutenção da SAS, Gabriel Pinto de Arruda, disse que é sem dúvida uma prazer estar inserido neste projeto. “É prazeroso a gente saber que está contribuindo para IMG_7169melhorar a vida de alguém. Neste caso, entendemos que essa unidade ajuda centenas de famílias e precisa estar em condições de recebê-las. Acredito que posso falar pelos meus colegas – que junto comigo se ofereceram para estar aqui, que a sensação de sair de casa mesmo num sábado para realizar uma atividade como essa é sem dúvida enriquecedora. Se as parcerias estão acontecendo, inclusive parceria dos servidores, é porque acreditam num projeto maior dessa gestão que demonstra na prática que está voltada para as pessoas”, constata o servidor.

O mutirão envolveu cerca de 50 servidores que participaram das atividades de organização e melhorias dos espaços internos do Cecapro. Além de serviços de pintura, elétrica, hidráulico e jardinagem, a unidade também recebeu limpeza pesada com utilização de máquinas.

A atividade desta manhã no Cecapro contou com a participação do chefe de Gabinete do Prefeito, Alex Gonçalves; diretor-presidente da Funsat, Cleiton Freitas Franco; secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes e da diretora-executiva de Comunicação Social, Lidiane Kober.