Integrar os servidores e a sociedade com a realidade daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social e precisam de assistência do município promove a mudança no olhar e melhora o atendimento, principalmente na área da assistência social. Com essa afirmação, a vice-prefeita Adriane Lopes entregou nesse fim de semana mais uma revitalização de Unidade de Atendimento Institucional – UAI, realizada através do projeto “SAS em Superação”.

IMG_20180324_104506864A iniciativa, idealizada por Adriane – que junto com os voluntários faz questão de ‘colocar a mão na massa’ em todas as atividades de limpeza e arrumação dessas unidades – busca fortalecer os vínculos institucionais internos entre funcionários, proporcionando a humanização e o contato dos mesmos, com as unidades da SAS e de seus usuários.

“Essas visitas que acontecem no dia da ação permitem não apenas a doação do amor e tempo dos voluntários para transformar o ambiente para as crianças – que necessitam do amparo e do olhar do próximo, já que tiveram tantos direitos negados pela atual circunstância -, mas faz com que os servidores que trabalham na assistência social e que não têm contato com a realidade dessas crianças e adolescentes possam entender a rotina delas e a partir desse novo olhar façam algo diferente por essas pessoas, que hoje estão sob nossa proteção e cuidado”, justifica Adriane Lopes.

A revitalização acontece a custo zero para o Município, contando com a solidariedade de servidores e colaboradores da prefeitura e da sociedade civil organizada. Toda a obra foi custeada através de parceiros e a mão de obra acontece por conta dos servidores da SAS.IMG_20180324_101058694

Com a última ação foi possível melhorar o ambiente em que vivem hoje cerca de 15 crianças, com idade entre 4 anos e 11 anos e 11 meses, de ambos os sexos. Desde o ano passado foram entregues reformas de três das quatro Unidades de Atendimento Institucional – UAI geridas pelo Município. “A atual administração recebeu essas unidades em verdadeiro estado de abandono e degradação”, lembra Adriane.

O mutirão envolveu 35 servidores que participaram das atividades de organização e melhorias dos espaços internos para contribuir com a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes.

Além de serviços de pintura, elétrica, hidráulico, jardinagem, instalação de cortinas e limpeza pesada, a unidade recebeu a doação de cobertores, travesseiros e lençóis.

Sobre o projeto SAS em Superação, José Mário disse que melhorar a estrutura nas unidades foi a primeira preocupação da nova gestão à frente da Assistência Social. “Melhorar a estrutura para aqueles que lá residem e também garantir um melhor desenvolvimento dos trabalhos. Cada um fazendo sua parte podemos fazer o melhor e somando com essa gestão humanizada”.