Peça teatral, música ao vivo com a cantora Ana Cabral e outras artistas locais, declamação de poesias e danças são algumas das atividades culturais que vão animar o Sarau Delas. O evento na segunda-feira (27), às 19 horas, na Praça dos Imigrantes, localizada na Rui Barbosa com a 26 de Agosto.

Promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas LGBT, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Cultural e Turismo e Movimento de Mulheres Lésbicas, a programação também terá ações de prevenção as IST/ AIDS/HIV e HV. Bem como será ofertado 40 testes rápidos de HIV via fluído oral.

A data escolhida para o evento se deve por ser um marco do movimento das lésbicas no país. É um dia de celebração, mas também de discussão e reflexão sobre os estigmas, preconceitos e a lesbofobia que ainda permeiam a questão. Convocamos a todos (as) para que mais e mais pessoas conheçam e saibam o que significa ser lésbica no Brasil.

A coordenadora Municipal de Políticas Públicas LGBT, Cris Sthefany, salienta a importância do suporte e orientação a essas pessoas para que sejam implementadas políticas públicas em prol desta parcela da sociedade.

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e Bissexuais

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e bissexuais é uma data estabelecida no Brasil criada por ativistas lésbicas e bissexuais brasileiras e dedicada à data em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas e Bissexuais – Senale, ocorrido em 29 de agosto de 1996. Em 2003, por ocasião da morte da ativista lésbica Rosely Roth, houve ainda a iniciativa de consagrar o dia 19 de agosto dia nacional do orgulho lésbico. Nesse dia em 1983, ativistas lésbicas lideradas por Rosely e acompanhadas de participantes de outros movimentos sociais ocuparam o Ferro’s Bar em São Paulo, em resposta a agressões lesbofóbicas ocorridas algumas semanas antes.