De Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para o Azerbaijão, na Ásia Ocidental. Representantes do Grupo de Trabalho da União Internacional de Arquitetos (IAB) participaram do Fórum Internacional sobre Arquitetura para Turismo em Cidades Históricas, em Baku, no Azerbaijão, onde apresentaram o projeto Reviva Campo Grande, através do painel “Renovação de Espaços Públicos”.

O evento, que durou três dias, reuniu arquitetos de todo o mundo, com a representatividade de mais de 30 países, e discutiu condições para as cidades históricas suportarem o turismo em massa sem que o patrimônio seja depredado. O Fórum é uma preparação para o Congresso Internacional de Arquitetos que, pela primeira vez, será realizado no Brasil, no Rio de Janeiro, em julho de 2020.

Arquitetos Carlos Lucas Mali e Adriana Tannus 3O Grupo de Trabalho que apresentou o Reviva no encontro é formado pelo arquiteto Carlos Lucas Mali, vice-presidente nacional do IAB, a arquiteta Adriana Tannus, presidente do IAB/MS, além de profissionais de São Paulo, Maringá, da Bolívia, China, Turquia e Portugal. A proposta liderada por eles é que, durante o Congresso, no ano que vem, seja feito um Seminário específico para tratar da renovação de espaços públicos.

Programa Reviva

A coordenadora do Reviva Campo Grande, Catiana Sabadin destaca que o programa, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande, traz bem acentuada a questão de requalificação. “O projeto prevê uma grande intervenção na área central da cidade e, com ela, a renovação do espaço com ilhas de convívio, paisagismo, ruas mais largas e priorização do pedestre. A proposta é despertar no cidadão a vontade de frequentar o Centro, de se apropriar da região”, completa.