Presidente do Conasems, Willames Freire Bezerra. (Foto: Michel Faustino).

Representantes do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Estadual de Secretarias municipais de Saúde (Cosems) e das secretariais municipal de Saúde (Sesau), Cultura e Turismo  (Sectur) e desenvolvimento (Sedesc), estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (06) para iniciar as tratativas quanto a organização da 36ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, previsto para acontecer na primeira quinzena do mês de julho de 2020, na Capital.

Campo Grande foi escolhida para sediar o evento em votação realizada durante congresso deste ano, que aconteceu em Brasília (DF), concorrendo com os município de Florianópolis (SC) e Bento Gonlçalves (RS), sendo eleita com 503 votos. Na ocasião, a apresentação dos potenciais da cidade foi feita pelo prefeito Marquinhos Trad.

Na avaliação do presidente do Conasems, Willames Freire Bezerra, o município vive um momento importante, tendo, inclusive, todas as condições para realizar um dos maiores congressos da história. A expectativa é de que o evento reúna cerca de 5 mil congressistas.

“As expectativas são as melhores possíveis. Esperamos reunir aqui em Campo Grande o maior número de congressistas e consolidar o congresso como um dos maiores da América Latina, sendo uma referência nas discussões voltadas a saúde pública”, disse.

Durante a reunião, a diretora-presidente da Sectur, Melissa Tamaciro, fez uma breve apresentação sobre os potenciais da cidade e da estrutura da rede hoteleira, bem como discorreu sobre as estratégias a serem adotadas para melhor recepcionar os visitantes, processo extremamente importante para garantir o sucesso do evento.

“Hoje foi um dia importante de afirmação da vocação de Campo Grande, cumprindo seu papel no turismo de negócios e eventos! A 36ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, captada pela Prefeitura Municipal junto com a Cosems MS ( Conselho Estadual de Secretarias municipais de Saúde), chega à Capital justamente quando nossa casa está mais que pronta pra bem receber. Apresentamos os importantes números da hotelaria, atrativos, restaurantes, centro de eventos, nossas alianças com o mercado privado e o formato de organização da malha aérea pra não deixar dúvidas de que Campo Grande é palco único para grandes feiras e congressos!”, disse Melissa Tamaciro.

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, além de ser um momento importante no fomento e discussão de políticas públicas e estratégias voltadas à saúde, o evento representa também um ganho econômico para o município, com a movimentação  de toda a rede hoteleira e comércio de forma geral.

“É um momento muito importante para Campo Grande, pois todos os olhares estarão voltados para cá. O nosso município  avançou muito na área da saúde e certamente o congresso é uma vitrine destas boas práticas que devem servir de modelo para o resto do País”, pontuou.

A cada edição, o congresso do Conasems  reúne gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.