A Reme (Rede Municipal de Ensino), por meio da Divisão de Educação Especial por meio da Equipe psicopedagógica em Transtorno do Espectro do Autismo está realizando nesta terça-feira (05), formação voltada aos APEs (Apoios Pedagógicos Especializados).

Na Rede são cerca de 420 alunos com transtorno do espectro do autismo e deste total, 90% recebem suporte dos apoios pedagógicos em sala de aula.

O objetivo da formação é auxiliar os profissionais quanto ao processo de adequação comportamental dos alunos para que em sala de aula eles tenham melhor resultados na aprendizagem.

Para isso, os professores estão recebendo orientações básicas sobre como trabalhar com estes alunos no que diz respeito aos procedimentos pedagógicos e como proceder frente às alterações comportamentais.

Aumento do TEA

Durante a apresentação do conteúdo aos professores, a técnica Mari Mery Moura relatou que o número de crianças e adolescentes com TEA vem crescendo, por isso a necessidade de capacitar os profissionais que atuam em sala de aula.

Ela ressaltou que a prevalência seja de um indivíduo com transtorno em cada 59 pessoas. De acordo com a técnica o aumento no número de casos vem ocorrendo porque essas condições são mais conhecidas atualmente e devido aos critérios diagnósticos, que são mais abrangentes.

“Nosso objetivo sempre foi a informação. Quanto mais, melhor será elaborado o trabalho. Quando o profissional consegue entender o comportamento da criança, o rendimento e o desenvolvimento dela ficam  melhores”, explicou Mari sobre a importância da formação.

O professor Fernando Munhoz, que faz atendimento de alunos especiais na escola municipal Danda Nunes, comenta que a palestra ajuda no melhor atendimento aos alunos.

“A palestra foi muito produtiva. Nós que trabalhamos com autista, cada dia tem um aprendizado e com essas palestras conseguimos trabalhar melhor com nossos alunos”, disse.

A professora Flávia de Lima Pio, da escola Licurgo de Oliveira Bastos, destacou que a formação está contribuindo com o entendimento sobre o comportamento das crianças com TEA.

“Estou achando muito interessante. Está abrindo mais minha visão em relação ao autista e despertando cada vez mais a vontade de aprender. Conhecendo melhor o aluno podemos trabalhar em um ângulo que vai poder ter mais criatividade”, disse..

A Secretaria Municipal de Educação possui uma divisão especializada para  atendimento ao aluno com Transtorno do Espectro Autista. Ao todo são quatro profissionais no setor, especialistas nos campos da neuropsicologa, psicologia, psicopedagogia e linguagem.

A Reme conta com 380 auxiliares pedagógicos (APs) atendendo, estagiários  e atendimentos de profissionais de apoio. O diagnóstico do Espectro do Autismo é realizado através de uma triagem, observação com a equipe pedagógica e com os professores, onde é verificado as características do transtorno. Após observado, a família do aluno é chamada e orientada a procurar um Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) ou UBSF que fazem o acolhimento.