Lâmpadas e fiação elétrica foram substituídas. (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)
Lâmpadas e fiação elétrica foram substituídas. (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)

A Secretaria de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau), através da equipe de manutenção predial, está finalizando as obras de reparos na UPA Vila Almeida “Dr. Alessandro Martins de Silva”. Ela foi interditada no mês passado, após uma forte chuva que caiu provocando estrados na rede elétrica, forros e consultórios médicos. A previsão é que a unidade seja entregue e volte a atender a população até sexta-feira, dia 17.

Uma equipe formada por seis pintores, um pedreiro, dois eletricistas, um marceneiro e três ajudantes estão trabalhando diariamente em regime de mutirão para que os serviços sejam concluídos.

Ao todo, 250 lâmpadas de LED foram instaladas na recepção, sala de emergência, enfermarias, salas de curativo, inalação, vacina, farmácia e consultórios. Portas e armários também foram todos reparados. O portão de entrada do estacionamento também foi reformado. Nesta terça-feira (14), os trabalhadores iniciaram o serviço de pintura e acabamento.

Foi realizada ainda a limpeza da laje e instalada uma tela entre as aberturas laterais da estrutura metálica e do prédio, impedindo que pombos e outros pássaros façam ninhos no local. Muitos animais morriam e o mau cheiro incomodava pacientes e servidores, além de tornar o ambiente insalubre.

Outro serviço realizado foi a condução, por dutos, da fiação elétrica que estava exposta e oferecia risco de curto-circuito, obedecendo assim as normas técnicas vigentes.

Na fachada do prédio a grama foi aparada e as guias de sarjeta e meio-fio foram pintadas, garantindo maior segurança à população que utiliza a unidade.

Segundo o responsável pela equipe de manutenção e serviços, Adejair Nabhan de Oliveira, “todos os profissionais envolvidos nos trabalhos estão se dedicando ao máximo para que o UPA Vila Almeida seja entregue com garantia de qualidade e satisfação”.

Até a retomada do atendimento em sua totalidade, a UPA está funcionando com quadro mínimo de profissionais, sendo dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um administrativo e um farmacêutico. Exames de Raio-X e Ultrassom estão sendo feitos regularmente.