Pacientes atendidos na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no Jardim Seminário contam com um nova estrutura que  vai proporcionar um melhor atendimento para médico generalista, odontológico (adulto e pediátrico), enfermagem e de serviço social pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A obra de reforma e adequação da unidade, fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), contou com investimento de aproximadamente R$ 650 mil proveniente da universidade.

Lançada em março de 2008, a unidade leva o nome do  enfermeiro José Alberto Veronese, professor da escola agricola do Instituto São Vicente, na Lagoa da Cruz, sendo conhecido pela  sua atuação intensa voltada à comunidade, conforme lembrou o  reitor UCDB, padre Ricardo Carlos.

“José Alberto, o mata onça como era conhecido, era caridoso, sabia acolher bem as pessoas sendo um excelente enfermeiro e faz jus receber esse reconhecimento emprestando nome a esta unidade. E certamente essa unidade vai continuar contribuindo com a saúde da população de toda a região, assim como ele fez”, destacou.

O prefeito Marquinhos Trad   destacou a importância da parceria com as instituições de ensino, em especial à UCDB, no desenvolvimento de ações integradas que trazem benefícios a toda a comunidade, a exemplo da unidade de saúde e a Clínica Escola mantidas pela instituição através de convênios celebrados com o município.

“Aqui temos bons exemplos da importância de termos parcerias fortes e consolidadas, principalmente com as instituições de ensino, para que a gente possa potencializar nossas ações e dar a população um serviço de qualidade”, comentou.

A aposentada Marluce Estigarilha, 78 anos, comemora as melhorias feitas na unidade. ” A unidade ficou muito bonita, ampliaram bastante coisa. Vai ser muito bom para todos nós. Aqui já tinhamos um atendimento de qualidade e agora vai melhorar bastante”, disse.

A solenidade de reinaguração da unidade contou com a presença do Conselho Municipal de Saúde, vereador Eduardo Cury, funcionários da UBCD, superintendentes, coordenadores e servidores da SESAU.

Homenagem

Os servidores da UBSF Seminário receberam moção de agradecimento do Conselho Local de Saúde em homenagem ao excelente atendimento prestado à comunidade.

Estrutura

A equipe da UBSF é composta por médico generalista, odontóloga, enfermeira, assistente social, auxiliar de saúde bucal, técnicos de enfermagem, administrativos, supervisora de endemias, gerente administrativa e equipe de agente comunitário de saúde, conta ainda com apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) com pediatra, nutricionista, profissional de educação física, fisioterapeuta, fonoaudióloga, ginecologista e psicóloga.

A unidade desenvolve atividades de promoção, prevenção e atendimento em saúde voltada à comunidade dos bairros: Jardim Seminário, Águas Limpa Parque, Norte Parque, Vila Neuza, São Caetano, Portal da Lagoa e Lagoa da Cruz, totalizando mais 3 mil pessoas.