Neste sábado (17), das 8h às 12h, a Praça dos Imigrantes, unidade da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), realiza a “Feira de produtos recicláveis e artigos sustentáveis”, com artigos feitos a partir do reaproveitamento de materiais como ferro, pneus, jornais, filtro de café usado, garrafas, cabaças, palha de milho, bucha, sementes, PVC, fibras, banner, jeans entre outros.

WhatsApp Image 2019-08-16 at 15.16.32 (1)Os trabalhos expostos são criação de 16 artesãos da Praça, que já trabalham com o reaproveitamento de materiais descartados. O objetivo da exposição é conscientizar a população a respeito da importância da redução do lixo, afinal, por ano, o mundo gera 2 bilhões de toneladas de resíduos.

Para Sônia Albuquerque, gestora da Praça dos Imigrantes, o evento mostra diferentes formas de se aproveitar o que seria descartado para o lixo. “O trabalho dos artesãos prova ser possível transformar lixo em arte, em objetos decorativos, utilitários e funcionais e dessa forma cooperar para um mundo mais consciente. O objetivo maior é a conscientização quanto à diminuição do lixo. Menos lixo, mais atitude”, pontua.

O evento contará também com a palestra “Reciclando nossas atitudes” e oficina gratuita de bonecos feitos com tampinhas de garrafa, ministradas por Mara Calvis. O produtor de orgânicos Jair Azambuja ensinará a reciclar borra de café, cinza de carvão e sobras de lixo orgânico, como cascas de ovos e folhas de hortaliças e outros.

WhatsApp Image 2019-08-14 at 09.08.05Os artesãos que expões seus trabalhos na feira são Odirmo Coimbra, Lourdes Pedron, Lourdes De Jesus, Mari Garcia, Edson Capilé, Adenir Bogalho, Luzinete Ferreira, Irene Dionísio, Margarida Ajala, Alexandra Yrigoyen, Maria Braga, Roseli Silva, Alcinei De Paula, Rosemeire Moura, Serginho Turibio e Regiane Ribeiro.

Serviço – A Praça dos Imigrantes está localizada na rua Rui Barbosa com a Joaquim Murtinho, no Centro de Campo Grande.