As metas, ações e ampliação do atendimento do projeto “Valorização da Vida” em 2020, desenvolvido pela equipe da Superintendência de Gestão e Normas (Sugenor) da Rede Municipal de Ensino (Reme) foram discutidas nesta sexta-feira (6) pela equipe multidisciplinar do projeto, que agrega educadores, psicólogos, psicopedagogos, profissionais da saúde, assistentes sociais e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A superintendente de Gestão e Normas, Alelis Gomes de Oliveira,também destacou na reunião a importância da parceria com universidades da Capital, como a Uniderp, UCDB e Unigran. Criado em 2017, o projeto “Valorização da Vida” atua diretamente nas escolas municipais de Campo Grande, no combate a intenção suicida e automutilação, atendendo alunos e servidores das unidades escolares.

A superintendente explicou que foram abordadas articulações para melhor desenvolvimento de ações em 2020. “Sozinhos não somos ninguém, mas se nos darmos as mãos, faremos e conquistaremos muitas coisas juntos em prol da vida dos nossos alunos”, disse.

A novidade neste início de ano foi a ampliação da equipe que oferece o atendimento nas escolas e a descentralização deste suporte. Agora as equipes foram divididas por polos nas sete regiões da cidade, facilitando o atendimento a comunidade escolar das escolas de cada região.

Parceiros

A supervisora técnica das ações programáticas e estratégicas da atenção básica da Sesau, Lucimara Maria de Souza Martins, ressaltou que a secretaria dará continuidade ao trabalho e parceria firmados com a Semed.

“O projeto trouxe visibilidade às crianças e adolescentes em processo de sofrimento e como esse público não está todos os dias nas unidades de saúde, é fundamental o apoio dos educadores, que identificam as situações e encaminham para nossas equipes. Caso precisem de atendimento especializado, são levadas ao Caps (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil)  ou CEI (Centro Especializado Infantil)”, pontuou.

De acordo com a gerente de Serviços de Saúde da Sesau, Laura Marcia Rosa dos Santos, em média são encaminhados de cinco a oito alunos da Reme por semana para atendimento no Caps. Em 2019, 20% dos encaminhamentos do ano corresponderam a Semed.

“A unidade funciona 24 horas e quando chegam, as crianças são acolhidas e após identificada a situação, são encaminhadas para a oficina terapêutica”, explicou Laura.

Também parceira da Semed, a coordenadora do curso de Psicologia da UCDB, Flavia Maria Feroldi Ferreria enfatizou que o objetivo é ampliar a proximidade com a Reme.  “Temos o serviço escola que atende a comunidade e agora também poderemos ampliar o trabalho com os estagiários do último ano de Psicologia fazendo um trabalho preventivo junto a essas escolas que mais precisam de um psicólogo, tendo como foco a autoestima e o projeto de vida dos alunos”, frisou.