Oferecer alimentação saudável às crianças e ao mesmo tempo aprender sobre o sistema de fornecimento de alimentação dentro da Rede Pública Municipal (Reme).  Esta é a proposta do projeto “Saúde Coletiva”, que leva estudantes de cursos de nutrição da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), às unidades de ensino municipal para conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

WhatsApp Image 2017-07-19 at 14.49.45Nesta semana, alunos dos Ceinfs Coração de Maria, na região do bairro Coronel Antonino, e Iber Gomes de Sá, no bairro Piratininga, receberam os universitários e as nutricionistas da Reme que, fantasiados de frutas e legumes mostraram por meio de apresentações teatrais algumas alternativas mais saudáveis de alimentação.

Para garantir que os alunos absorvam as mensagens, as nutricionistas buscam desenvolver atividades de acordo com a faixa etária das crianças. A ideia é que o material produzido faça com que, aos poucos, elas compreendam a importância de uma alimentação saudável e leve a mensagem também para os pais.

“Distribuímos alguns materiais como receitas para os alunos levaram aos pais. Queremos que a alimentação saudável não esteja somente dentro das escolas, mas também dentro da casa das crianças”, comentou a nutricionista Ana Sofia Moraes.

O projeto Saúde Coletiva já passou por sete unidades educacionais. Ao todo foram mais de 120 crianças que receberam as apresentações de

SONY DSC

conscientização para alimentação saudável, apenas nestes semestre. Após as férias, o projeto espera receber novos estagiários para um novo ciclo de palestras.

Para a diretora do Ceinf Coração de Maria, Georgia Borges, que atende 85 crianças, o projeto é importante para incentivar as estagiárias e também para as crianças e suas famílias.  “As estagiárias precisam conhecer a realidade da Rede e como praticamos a alimentação saudável dentro das unidades infantis. O interessante desse projeto é que trouxeram o lúdico para as crianças entrosarem bem com os alimentos”, ressaltou.

A diretora acrescentou que durante o ano todo é feito um trabalho para incentivar uma alimentação mais saudável e explica que se uma criança não gosta de consumir a fruta in natura, a introdução é feita de outra forma, através de sucos ou bolos, por exemplo.