O projeto Mulheres Inspiradoras, criado em 2014 pela professora Gina Vieira, de Brasília, e apresentado nesta quarta-feira (23) aos profissionais da Reme (Rede Municipal de Ensino), teve adesão de 30 unidades que contam com o 9º ano, público ao qual o projeto é direcionado.

Premiado no Brasil e no exterior, o Mulheres Inspiradoras vai contemplar também escolas da rede estadual e particular e será desenvolvido através de parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Mulher.

O prefeito Marquinhos Trad, que prestigiou a exposição do projeto, ressaltou a importância dos educadores em acolher e dar suporte às crianças, vítimas de algum tipo de violência ou preconceito. “Infelizmente, em pleno século 21, ainda estamos buscando alternativas para eliminar o tratamento desigual entre seres humanos. Isso causa um desconforto, por isso a responsabilidade dos educadores em acolher essas crianças é muito grande, já que às vezes vocês também são como os pais desses alunos”, destacou.

O prefeito também elogiou a iniciativa da secretaria em abraçar o projeto junto com o Tribunal de Justiça. “São essas ações que precisamos adotar para mostrar à sociedade a seriedade do nosso trabalho”, afirmou.

A juíza Jacqueline Machado, titular da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que também é coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, foi quem apresentou a proposta aos profissionais da Rede.

Na abertura da palestra, a juíza falou sobre violência de gêneros e as formas visíveis e subjetivas desse tipo de violência, que varia desde o estupro até propagandas machistas disseminadas pela mídia, nem sempre perceptíveis. “A violência de gênero acontece em todas as classes sociais e no mundo todo. Por isso, é preciso fazer essa abordagem, para que os profissionais constatem que, às vezes, nós mesmos cometemos essas ações preconceituosas sem perceber”, ressaltou.

A juíza explicou que o projeto consiste na leitura de obras de mulheres que se destacam na sociedade e inspiram mudanças no sentido de valorizar a mulher. As atividades começarão com uma capacitação, que será realizada no início de julho, ministrada pela própria autora do projeto, a professora Gina Vieira. “As atividades e as leituras serão inseridas no conteúdo programático das escolas e a ideia é que os alunos identifiquem, dentro da própria família e comunidade, quem são essas mulheres que promovem uma revolução silenciosa, diária e nem sempre são reconhecidas”, explicou.

A Superintendência de Gestão e Normas da Semed é quem irá fazer a ponte com o Tribunal de Justiça e acompanhar o desenvolvimento do Mulheres Inspiradoras na Reme. A superintendente Alelis Izabel de Oliveira Gomes pontuou que o projeto busca proporcionar aos estudantes do ensino fundamental um espaço de discussão e reflexão sobre as temáticas relacionadas à valorização da mulher e à garantia dos seus direitos.

Alelis ainda ressaltou que caso o número de unidades interessadas em participar do projeto ultrapasse 30, a Semed irá estudar uma forma de atender as demais. “É uma proposta muito importante e voltada para aquele aluno que precisa de um contato mais próximo com o professor, que tem essa carência de atenção. Todo o material será fornecido pelo Tribunal de Justiça, para ser desenvolvido com os alunos pelos professores de Língua Portuguesa”, disse.

A diretora-adjunta da escola Danda Nunes, Aletéia Batistella Feitoza, confirmou a participação da unidade no projeto e já vislumbra ações que irá desenvolver. “A proposta vai ao encontro de projetos que temos de valorização da família. Ele irá agregar e nossa ideia é resgatar quem são essas mulheres inspiradoras na nossa comunidade, cidade, país e até do mundo”, contou.@5

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, frisou que a Reme tem a preocupação de trabalhar em seus projetos pedagógicos, desde os anos iniciais, atividades e iniciativas que valorizem a igualdade em todos os sentidos, combatendo a violência e discriminação. “O Mulheres Inspiradoras é uma ação muito valiosa e que irá enriquecer nosso conteúdo, por isso tivemos essa adesão grande logo na apresentação”, concluiu.

O projeto será trabalhado junto com o Programa Maria Faz a Diferença na Escola, que também debate a valorização e o resgate do respeito à mulher .