Um projeto de uma escola da Reme (Rede Municipal de Ensino) que já está em sua quinta edição e tem como foco trabalhar diversos tipos de texto e humanizar o processo de escrita foi homenageado pelos Correios e ganhou um selo especial. Criado pela professora de Língua Portuguesa, Maria Cícera Ramos, da escola municipal “Professor Wilson Taveira Rosalino’, no bairro Aero Rancho, o projeto “Era uma vez”, envolveu 60 alunos na faixa etária de seis anos em 2017.

Fotos cel Projeto 123Os resultados do trabalho são tão positivos, que a escola lançou a edição 2018 esta semana e na abertura do evento, representantes dos Correios entregaram à professora, um selo para marcar a iniciativa do projeto que, além de trabalhar a escrita leitura, também valoriza o trabalho dos profissionais dos Correios.

Segundo a responsável pelos projetos da área de filatelia da empresa, Ariane Calazans Mori, foram produzidos 36 selos, entregues em uma moldura à professora. O material não está disponível para venda nas lojas dos Correios e o colecionador que deseja adquirir um exemplar, precisa entrar em contato com a professora, que já manda um recado. “Estão todos em um quadro. Vou guardar com muito carinho porque nunca pensei em ter um projeto homenageado. É muito gratificante”, disse Maria Cícera.

fotos cel agosto 1 050 (1)“Tivemos a ideia da criação do selo porque é um projeto muito importante. A criança aprende que quando escrevemos uma carta ou uma mensagem escrita em papel, levamos sentimentos à outra pessoa, já que as mensagens via celular são apagadas e não são preservadas com o tempo”, destacou Ariane Calazans.

A professora explica que focar o projeto na escrita de cartas surgiu após leitura do livro “O carteiro chegou”, de Janet e Allan Ahlberg. Maria Cícera escreveu uma correspondência a cada aluno, que depois foi entregue por um carteiro em sala de aula, como uma “Entrega Especial”.

O projeto também trabalha textos poéticos, narrativos, descritivos, instrucionais, informativos, causos e contos de fadas. “É uma experiência enriquecedora para as crianças que podem aprender sobre a importância da leitura e também do trabalho dos carteiros, que vai além da entrega de contas”, pontuou a professora.

A diretora-adjunta da escola, Helsney Maria Freitas Barbosa disse que a parceria com os Correios possibilitou ampliar o reconhecimento do projeto. “É a dedicação de uma equipe inteira que fez isso acontecer, e o melhor é que teve a participação da comunidade, que sempre marca presença nas festividades sobre o projeto”, finalizou.