As aulas na Rede Municipal de Ensino (Reme) serão suspensas a partir desta quarta-feira (18), conforme decreto municipal que estabelece medidas de prevenção contra o Coronavírus. No entanto, professores e alunos vêm discutindo a doença em sala de aula desde o seu surgimento na China, assim como as medidas de prevenção.

Nas últimas semanas, as unidades da Reme reforçaram as orientações e os professores apostam que o conteúdo repassado aos alunos será importante neste período em que as crianças ficarão em casa, pois elas poderão compartilhar com os familiares o que aprenderam na escola.

E foi pensando nessa possibilidade, que a EMEI “João Garcia Carvalho Filho”, no bairro Tarumã, desenvolveu, na tarde desta segunda-feira (16), um projeto pedagógico com foco na prevenção ao Coronavírus. Ao todo foram alcançadas 7 turmas dos grupos 3 e 4 totalizando 105 alunos.

O projeto foi elaborado pela professora Eliane Cristina que teve dificuldade de encontrar conteúdo infantil para as crianças sobre o tema, e então decidiu estudar sobre o Covid-19 e desenvolveu uma metodologia especifica para as crianças.

A ideia é  conscientizar as famílias dos alunos a respeito dos cuidados básicos quanto a nova epidemia, a gestão apresentou às crianças, ações que abordam o tema.

Para a coordenadora pedagógica da unidade, Fernanda de Souza a importância da reprodução desse conteúdo em casa é fundamental nesse momento. “É uma pequena atitude, mas de grande valia, pois as crianças conseguem influenciar positivamente todos os seus familiares”, destacou

A diretora, Laura Katiuscia, frisou que essa ação em equipe é importante porque na experiência toda sociedade é beneficiada. “Esperamos que as crianças instruam os pais, criem o hábito de lavar as mãos constantemente, evitando uma possível contaminação”, afirmou.

Atividade Interativa

A atividade começou com as crianças assistindo a um vídeo explicativo sobre como lavar as mãos, utilizar lenço descartável e não compartilhar objetos de uso pessoal. Posteriormente os grupos simularam estar com as mãos sujas através de tinta neon e areia.

Para verificar a “sujeira”, a equipe pedagógica transformou uma caixa de papelão em um grande microscópio. Encapada com papel preto e utilizando um pedaço de papel azul transparente, a invenção permite que as crianças coloquem as mãos sob o papel transparente e, com o auxílio de uma lanterna, elas podem observar a tinta neon que simula as bactérias e vírus que não enxergamos a olho nu. Por fim, os alunos aprendem a lavar as mãos de maneira correta com sabão e álcool.

Para a professora Paula Beatriz do Grupo 3 outro ponto importante é que as crianças podem estar se prevenindo até mesmo sem a presença dos pais. ”As crianças estão bem envolvidas, corrigindo os próprios amigos, o interessante é que eles aprendem brincando”, concluiu.