O projeto de Gamificação desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Lenita de Sena Nachif é um dos destaques da Semana Nacional de Tecnologia, que acontece até sexta-feira (21) no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, em Campo Grande.

Segundo a professora de Ciências, Kátia Cilene, no projeto de Gamificação, os alunos aliaram o uso da mecânica e dinâmica de jogos à saúde, para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. “ É um projeto piloto que trabalha a gamificação com o currículo de ciências e o conteúdo de biologia. Nele, os alunos estão desenvolvendo jogos digitais e contextualizando o controle do mosquito da dengue”, explicou.

Esse projeto está sendo desenvolvido desde abril com os alunos do 7º e 8º anos. A proposta está sob a orientação da equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (Nutec) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “A nossa intenção é ensinar e aprender com os jogos digitais e, depois, expandir para a Reme [Rede Municipal de Ensino]. A ideia também é fazer um novo programa, o Scrash, posteriomente”, informou a coordenadora do Nutec, Ana Ribas.

Horta escolar

A Escola Municipal Fauze Scaff Gattas Filho também está com stand na feira para apresentar o projeto horta escolar que está sendo desenvolvido pelos alunos. A horta é resultado do projeto Tecnologias Sociais, desenvolvido desde 2010 pela escola, em consonância com a Lei Municipal nº 5700/16, que dispõe sobre o reaproveitamento de água pluvial nas escolas públicas da cidade. “O tema da feira deste ano é Ciência Alimentando o Brasil e, por isso, a nossa escola está aqui. O projeto horta escolar tem provocado grandes transformações tanto na comunidade escolar, como no entorno da escola”, afirmou a diretora do estabelecimento, Tânia Vital.

Na tarde desta quarta-feira, os alunos das escolas Imaculada Conceição e Licurgo de Oliveira Bastos visitaram os estandes de outras instituições que participam da feira, entre os quais Fiocruz, Embrapa Pantanal e Fiems. “Acho muito legal a gente ter a oportunidade de vir aqui. É bom para termos mais conhecimento, saber sobre a importância de cada coisa”, observou a aluna do 9º ano da Escola Imaculada Conceição, Mariana da Costa Guerra, 15 anos.

O evento está sendo promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Tem como objetivo principal mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas da ciência e tecnologia e sua relação direta no nosso dia-a-dia. Para o professor da Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, a participação dos alunos incentiva a produção de nova ideias. “Acredito que o fato de estar aqui motiva os alunos a participarem e também ajuda a divulgar trabalhos importantes feitos por eles nas nossas escolas”, argumentou o professor Gilson da Rocha dos Santos.