Na manhã desta sexta-feira (19.08), equipe gestora do Programa Manancial Vivo mantido pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) definiu o grupo técnico que irá revisar o Plano de Manejo da APA Lajeado. Os trabalhos que serão realizados pelos novos conselheiros, vão identificar indicativos que possam melhorar questões consideradas como possíveis fragilidades nesta região.

Segundo a Assessora Técnica e Bióloga da Semadur, Alessandra Ribas, a revisão possui um prazo definido para ser efetivada. “A revisão do Plano de Manejo visa destacar as ações mais importantes e definir o que pode e o que não pode ser modificado de maneira a beneficiar a Área de Preservação Ambiental do Lajeado”, ressalta Alessandra. O Grupo Técnico terá a participação da Associação Santa Maria, IMASUL, Águas Guariroba e Associação Damha.

O representante da Associação Dahma, Fernando Madeira, que integrará o grupo técnico, destacou a importância do estudo que, segundo ele, busca o aprimoramento do Plano de Manejo. “Esta também será uma oportunidade de desenvolvermos melhorias para aperfeiçoar os trabalhos e levantar dados sobre os resultados alcançados ou pendentes”, afirma.

A reunião que aconteceu no CEA Polônes (Centro de Educação Ambiental) foi pautada também pela aprovação da ata da reunião anterior e discussões técnicas. Participaram da sétima reunião ordinária representantes da Uniderp, Associação Damha, Associação Sítios Santa Maria, Águas Guariroba, Imasul e Semadur. A próxima reunião da unidade de conservação da Área de Preservação do Lajeado será realizada em 23 de setembro no CEA Polonês.