No curso, os profissionais tem a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em protocolos de atendimento de urgência e emergência e vivenciar na prática situações reais por meio de simulação.
No curso, os profissionais tem a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em protocolos de atendimento de urgência e emergência e vivenciar na prática situações reais por meio de simulação.

Dez profissionais intervencionistas (médicos e enfermeiros) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Campo Grande participam de uma qualificação para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em urgência e emergência com simulação realística,  no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O curso é ministrado no modelo mais atual de atendimento e tem duração de dois dias, 13 e 14 de novembro.

O objetivo  da capacitação é qualificar médicos e enfermeiros atuantes nos serviços da Rede de Atenção às Urgências do SUS em temas pertinentes ao atendimento de urgências e emergências do adulto, com foco na segurança do paciente e nas melhores práticas e condutas estabelecidas, além de promover o raciocínio clínico destes profissionais no âmbito hospitalar e praticar habilidades requeridas no gerenciamento de conflito.

A capacitação é composta pela aula teórica, estacção (treino de habilidades e revisão de conceitos) e cenário (cases baseados na vida real, seguido da sessão debriefing).

Treinamento inovador

No curso, os profissionais tem a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em protocolos de atendimento de urgência e emergência e vivenciar na prática situações reais por meio de simulação. A simulação realística é uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade que, por meio de cenários clínicos, replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade.

O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital virtual e favorecem treinamentos práticos.

A capacitação faz parte de uma parceria com a Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde (CGUE/MS) que desenvolve suas ações através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).