Profissionais de saúde que irão atuar na assistência de casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19), no Polo de Atendimento criado no parque Ayrton Senna, bairro Aero Rancho, passaram por treinamento na manhã deste domingo (22). Cerca de 120 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares devem compor o quadro da unidade que passa a funcionar a partir desta segunda-feira (22), no período vespertino. Atualmente há 19 casos confirmados e outros 28 suspeitos no município.

A capacitação feita pelos técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira na iniciativa, e da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), reforça a importância de seguir os protocolos e  orientações sobre manejo clínico de casos suspeitos, a fim de oportunizar a assistência adequada ao paciente.

Ontem (21) o prefeito Marquinhos Trad esteve visitando a instalações do Polo Atendimento e destacou a necessidade de adotar todas as medidas preventivas e de contenção possíveis neste momento.

“Existe a perspectiva de um aumento considerável no número de casos nas próximas semanas, por isso temos que estar preparados para este momento”, declarou na ocasião.

Quando buscar atendimento ?

A recomendação é para que pessoas com sintomas leves optem por ficar em casa. Considera-se pessoa com sintomas a apresentação de tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre. No Polo de Atendimento, estes pacientes serão triados, atendidos e, havendo a necessidade, serão encaminhados para um hospital.

A coleta de exames só será realizada em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados ou óbitos por alguma doença respiratória e em pacientes que se encontram nos UPAS/CRS (em vias de internação) , ou seja, aguardando vaga em um hospital.

A partir de terça-feira (25), o atendimento da unidade será feito de 08h às 22h, podendo ser ampliado de acordo com a demanda.

Recomendações

Para contenção da transmissibilidade do Covid-19, deverá ser adotada como medida não-farmacológica, o isolamento domiciliar da pessoa com sintomas respiratórios e das pessoas que residam no mesmo endereço, ainda que estejam assintomáticos, devendo permanecer em isolamento pelo período máximo de 14  dias, conforme Portaria nº 454, de 20 de março de 2020.

Todo paciente sintomático respiratório, ou seja, que apresenta sintomas, é obrigado a manter isolamento domiciliar por 14 dias.

Medidas básicas de higiene protegem você e sua família: lavar as mãos frequentemente,medidas de etiqueta respiratória ( como não tossir, espirrar próximo a outras pessoas), evite contato muito próximo com as pessoas, lembrando que assintomáticos também podem transmitir COVID-19.

Apenas procure os serviços de saúde se realmente precisar. Lembrem-se que ao se deslocar sem necessidade para uma unidade de saúde/ hospital você e sua família correm risco de contaminação pelo vírus.