Com a intenção de discutir sobre a alfabetização dos alunos da pré-escola e dos três primeiros anos do Ensino Fundamental da Reme (Rede Municipal de Educação), professores e coordenadores pedagógicos estão participando, até esta quarta-feira (4), de seminário que aborda a fase final do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O Pacto estabelece que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) aderiu ao Pnaic desde a edição de 2013. Na edição de 2017, até maio de 2018, a secretaria, em parceira com o Estado e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), realizaram as formações para os profissionais em busca de uma educação de qualidade.

curso_4O seminário, que acontece no Centro de Formação da Semed, reúne 300 profissionais que estão socializando experiências e relatando as atividades que foram bem-sucedidas em sala de aula, no sentido de incentivar a escrita e a leitura dos alunos.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, participou da abertura do seminário e destacou que a dedicação dos profissionais envolvidos no Pnaic é o que garante o sucesso do Pacto na Reme. “Temos excelentes profissionais, comprometidos com a qualidade do ensino que oferecemos, por isso acredito que a nossa equipe vai deixar marcas importantes na educação e contribuir com uma alfabetização sólida de nossos alunos”, afirmou.

Novas tecnologias

Palestrante na abertura do evento, a professora Iara Augusta da Silva, docente sênior do programa de pós-graduação e mestrado profissional em Educação, da Uems, enfatizou que o encontro é de grande importância, principalmente devido ao surgimento de novas tecnologias que podem colaborar com o processo de alfabetização.

A professora concorda que as crianças perderam o gosto pelos livros após a facilidade em acessar computadores e celulares. Porém, ela destaca que a criatividade e as atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula ainda são importantes ferramentas do professor e ainda conquistam as crianças quando bem desenvolvidas.

“Além de aprender a ler e escrever, o aluno precisa conhecer sobre os novos recursos tecnológicos porque hoje em dia eles crescem com essas possibilidades. Por isso, o professor alfabetizador não pode ter resistência quanto a estas ferramentas que devem ser nossas aliadas”, destacou Iara.

curso_2Importância pedagógica

A coordenadora do Pnaic na Educação Infantil da Reme, Leuza de Melo, falou sobre a importância pedagógica que as ações do Pacto tem sobre os professores e alunos. “Nós entendemos que podemos qualificar o trabalho que desenvolvemos com as crianças nas unidades infantis porque o programa prevê a participação dos professores cursistas que atuam na pré-alfabetização, com crianças de 4 a 6 anos. O maior benefício é elevar esse trabalho da linguagem oral e escrita”, destacou.

SONY DSC

Para a coordenadora do Pacto, na área do Ensino Fundamental, Alcione Valadares, o Pnaic é relevante por ajudar a melhorar a alfabetização, elevando o resultado final do no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ferramenta importante para o acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação.

.“O objetivo é fortalecer as ações pedagógicas dos professores em relação a alfabetização. A intenção é que todas as crianças se alfabetizem nesse período, e que elas, no final do terceiro ano tenham a aprendizagem e conhecimentos previstos nas orientações curriculares da Rede”, disse.

A Secretaria Municipal de Educação conta com 100 Centros de Educação Infantil e 95 escolas. Atualmente a Semed possui 15.399 alunos na pré-escola (pré I e pré II) e 42.809 entre o 1º ano e o 3º ano.