Termina na próxima terça-feira (13), o prazo para os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) que desejam participar da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa realizarem a adesão ao evento pelo portal www.escrevendoofuturo.org.br

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica nacional do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

_DSC3924A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está coordenando a ação na Reme por meio da equipe de Língua Portuguesa da Gerência do Ensino Fundamental e Médio. Até o momento, já são 68 adesões de escolas que trabalharão, especificamente, as atividades da Olimpíada e enviarão textos para a fase municipal.

Participação e formações

A adesão do professor pode ser feita pelo portal escrevendo o futuro e deverá conter dados pessoais do docente, dados da escola como nome, código do Inep e endereço, além do CPF e nome do diretor ou diretora da unidade participante. Nesta edição, o tema é “O lugar onde vivo” e tem o objetivo de propiciar aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

De acordo com o professor Thiago Rupere, técnico da Gefem, para trabalhar com os alunos o tema, os professores da Reme estão recebendo formação continuada, abordando os gêneros textuais desenvolvidos na Olimpíada, que são poema, memórias literárias, crônica, documentário, novidade na edição deste ano e artigo de opinião.  “O principal mote é colaborar no desenvolvimento da escrita dos alunos”, enfatizou.

Os docentes também têm a oportunidade de realizar cursos on line no portal onde são feitas as adesões, além de terem acesso a uma diversidade de textos e materiais audiovisuais que podem ser trabalhados em sala de aula.

Com a adesão e o envio de textos para a fase municipal, o aluno e o professor estarão concorrendo a diversos prêmios, além de viagens de formação, caso se classifiquem para as fases regional e nacional, promovendo, com isso, a melhora das habilidades leitoras e de escrita dos estudantes do ensino fundamental e médio.