Professores auxiliares da Reme (Rede Municipal de Educação) que atendem estudantes com baixa visão ou cegueira participaram nesta terça-feira (5) de um minicurso realizado no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho e que teve como objetivo qualificar os profissionais quanto ao trabalho com estes alunos em sala de aula.

Ao todo, 60 professores da Rede foram contemplados. Eles atendem 28 alunos cegos e 48 com baixa visão. Todos são acompanhados pelos técnicos da Secretaria de Educação.

Os temas do curso abrangeram desde a orientação, adaptação de materiais, adequação de atividades até o conteúdo a ser trabalhado com a criança e o que é mais importante, como estimular o aluno dentro de sua limitação visual.

De acordo com Maria Carvalho, técnica da deficiência visual da Semed, o resultado da capacitação dos professores vai melhorar o atendimento educacional e pedagógico, de entendimento e do avanço do aluno cognitivamente em sala de aula.

“Estes alunos são tão capazes quanto os demais que não possuem deficiência. A criança com deficiência visual tem os sentidos muito mais avançados do que as demais”, disse a técnica.

Para a professora Sirlene Gonçalves, que trabalha com crianças especiais há nove anos na escola municipal Antonio Lopes Lins, comenta a importância do curso para seu trabalho dentro da unidade escolar.

“É uma capacitação que no cotidiano vou usar com minha aluna. O curso vai me auxiliar e possibilitar a troca de experiências com as colegas”, enfatizou.

A professora Lenira Ferreira, da escola Arlindo Lima, localizada na região central da cidade, trabalha há quatro anos com alunos que tem deficiência visual e ressalta a importância do curso para sua atividade profissional.

“O interessante é a troca de experiência. Essa troca faz com que a gente aprenda cada vez mais, principalmente na deficiência visual onde os materiais tem que ser adaptados. A gente aprende varias técnicas e formas de apresentar esse material para os alunos”, finaliza Lenira.