Para auxiliar na aproximação dos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) das novas tecnologias, professores técnicos da Divisão de Tecnologia (Ditec) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) passam por treinamento para aprender sobre robótica. O aprendizado será a base para que os alunos de algumas das unidades escolares da Reme em Campo Grande também possam aprender robótica.
O curso de formação na área de robótica educacional foi ministrado para que os conhecimentos possam ser colocados em prática durante a execução do projeto “Educação Conectada”, do Ministério da Educação, que fomenta o uso de tecnologia na Educação Básica.
A intenção da formação é poder levar para os alunos das escolas municipais, por meio dos professores, conceitos da robótica, tornando os alunos mais proativos e autores do próprio conhecimento.
“Estamos nos preparando para os novos rumos que a educação está alcançando. Estamos realizando uma formação com os técnicos em uma proposta inovadora no sentido de sermos multiplicadores nas escolas onde a robótica educacional estará presente”, afirmou o responsável pela Ditec, Jakes Charles Figueiredo.
Para os professores, a formação é uma oportunidade de adquirir conhecimentos. “A robótica oportuniza o conhecimento teórico e técnico de habilidades relacionadas a tecnologia e a ciência, trazendo inovação para a formação de professores e ampliando o horizonte de aprendizado dos alunos”, afirmou a professora técnica da Ditec, Alana Silva.
A expectativa é de que o uso de informações absorvidas pelos alunos nas aulas de robótica, possa ajudar dentro de sala de aula com raciocínio lógico, projetos da área científica e melhorias nas disciplinas do currículo escolar.
“O objetivo não é que o aluno saiba apenas repetir os códigos de programação, mas que aprenda por si próprio a desenvolver a capacidade de resolver problemas. A robótica educacional estimula o trabalho em grupo, o raciocínio lógico, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades para solucionar situações adversas”, explicou Figueiredo.