A 1ª Mostra de Música Instrumental da Rede Municipal de Ensino reuniu na tarde desta quinta-feira (1º de dezembro) 25 alunos da Rede Municipal de Ensino que foram selecionados para mostra. O evento, realizado no Centro Municipal de Música, foi organizado pela equipe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura da Semed. De acordo com o professor e músico Marcos Assunção, para participar os alunos tiveram de passar por seleção. “Eles nos enviaram vídeos tocando algum instrumento. Nessa primeira edição, agregamos todas as faixas etárias. Como já existem outros festivais voltados para a música na Reme, faltava prestigiar a música instrumental”, disse.

O objetivo da mostra foi valorizar a música instrumental, segmento mundialmente difundido e cultivado pelos grandes compositores da história; bem como estimular a expressão musical no contexto escolar.

A mostra também pretende promover o intercâmbio da comunidade escolar, identificar e revelar talentos das escolas, explorando o potencial educativo da música instrumental, estimulando o desenvolvimento dessa arte dando espaço para a demonstração artística. “Hoje em dia, os jovens não conhecem uma música clássica e a prefeitura fazendo um projeto como esse é um estimulo à cultura das pessoas”, disse Diogo de Lima Menezes de 13 anos, que tocou a música Regadoon – Theodore Presser Company , no violoncelo.

Os participantes concorreram a um prêmio de 500, 300 e 200 reais em vale-presente da loja Edson Instrumentos Musicais. As inscrições foram realizadas em duas categorias, a de solista e grupo. Os alunos apresentaram obras tocadas ao violino, violoncelo, violão, viola caipira, saxofone, clarineta, bandolim, flauta doce e instrumentos de percussão.