Acompanhar de perto a rotina de policiais civis e ver como ocorre seu treinamento e formação. Este foi o prêmio da aluna Letícia Ramos Lima, do 9º ano da escola municipal Professora Adair de Oliveira, por ter conquistado o primeiro lugar na categoria anos finais do concurso de redação “Delegado Teen”, que este ano contou com 129 redações de 43 escolas, sendo 27 da Rede Municipal de Ensino (Reme).  Letícia fez o passeio junto com a aluna Bianca Cristina Ramos Gomes, do 2º ano do Ensino Médio da escola estadual Brasilina Ferraz Mantero.

O passeio começou pela Delegacia Geral de Polícia Civil, localizada no Parque dos Poderes. Lá, ela conheceu todas as dependências do prédio e aprendeu sobre as funções dos policiais. “O que achei mais curioso foi o setor de Comunicação Social, por onde passar todas as informações divulgadas. Não sabia que havia todo esse cuidado”, afirmou Letícia. Na sequência ela visitou a Academia de Polícia e recebeu informações sobre o treinamento pelo qual os policiais passam.

“Não havia aula no momento, mas eu gostei de saber como acontecem as aulas de tiro”, contou a aluna.

Já no período da tarde ela foi ao Garras (Delegacia de Repressão ao Roubo a Banco, Assaltos e Sequestro), onde acompanhou uma simulação de apreensão de suspeito. O passeio terminou com visita à 2ª Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher e ao Instituto de Criminalística.

Letícia disse que as carreiras militar e policial despertam sua atenção, já que teve um padrasto tenente do Exército. “Minha mãe também me incentiva muito e penso entrar em uma escola preparatória de cadetes”, revelou.

Concurso

O Concurso de Redação “Delegado Teen” é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com as secretarias do município e do estado de Educação. O objetivo é despertar nos estudantes da rede pública, o interesse pelos temas relacionados à prevenção da violência, conscientizando sobre a importância de participar de ações e ter uma postura que incentive a paz no ambiente escolar.

Participaram estudantes matriculados do 6º ao 9º ano e nível médio da rede pública de ensino de Campo Grande, onde o Programa Escola Segura, Família Forte atua com a Ronda Escolar. Os três primeiros colocados das duas categorias receberam um notebook e visitaram os órgãos da Polícia Civil, Já o  2º lugar foi premiado com um smartphone e 3º lugar ganhou uma bicicleta.

Na opinião de Letícia, ações educativas como concursos e palestras referentes ao combate às drogas devem fazer parte da rotina da escola. “É muito importante porque a personalidade das crianças e jovens ainda estão em formação e às vezes eles não conversam em casa e a escola dá esse suporte”, concluiu.