Para construir um banco de dados com as informações das empresas instaladas em Campo Grande e suas potencialidades, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Ciência e Tecnologia, Luiz Fernando Buainain, se reuniu na manhã desta sexta-feira (27), na sala do conselho deliberativo do SEBRAE, com o presidente do Conselho Deliberativo e presidente da Fecomércio, Edison Ferreira Araújo e representantes do setor de comércio e indústria.

O secretário da Sedesc, Luiz Fernando Buainain, explicou que os dados e informações das potencialidades de Campo Grande, que serão reunidos, com a parceria das entidades, será divulgado em material impresso e eletrônico em todo o país e até internacionalmente.

“Precisamos ter em mãos quais os números de empresas instaladas na Capital, o que será preciso para melhorar a qualificação da mão de obra. Por exemplo, uma empresa instalada que possui 100 trabalhadores, podemos fomentar ações que esta empresa aumente o número de funcionários para 120. Isso gera mais emprego”, comentou o secretário.

M-7Buainain reforçou que a proposta da Sedesc tem a finalidade de criar uma linha base de conhecimento que seja acessível e venha ser utilizada como instrumento de orientação nos investimentos do município, tendo vetores às cadeias de valores nas quais possam ser comparativas. “Vamos identificar parceiros para a construção de uma base de conhecimento público para inovação e melhorar a produtividade, registrar dados, gerar informação, compartilhar conhecimento”, enfatizou o secretário.

Para a presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE e presidente da Fecomércio, Edison Ferreira Araújo, compartilhar informações resulta em menos esforço e recursos. “Esse banco de dados fortalecerá Campo Grande e até mesmo os municípios vizinhos. Temos a necessidade de destravar os projetos de instalação de novas empresas na Capital, sendo uma vontade nossa, dos empresários e do prefeito Marquinhos Trad que já abriu às portas para conversar com os empresários”, afirmou Edison Araújo.

Potencial Turístico

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que foi representada por Juliane Salvadore, também destacou a necessidade de formalizar um banco de dados do perfil turístico da Capital. “Vamos unir esforços e trabalhar para ter esses dados em mãos e fazer parte desse banco de dados que ajudará na divulgação das potencialidades turísticas da Capital”.

O evento contou com representantes de entidades do setor produtivo e industrial e também da Diretora Regional do SESC, Regina Ferro; Presidente do Corecom, Thales de Souza Campos, Diretora Técnica do SEBRAE, Maristela de Oliveira França; Reitor da UEMS, Fábio Costa.