O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), José Marcos da Fonseca, acompanhado do diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Janine de Lima Bruno, participou, na tarde desta sexta-feira (3), da reunião com os caçambeiros responsáveis pelo transporte de entulhos da Capital para definir novas regras que serão implantadas pela Prefeitura de Campo Grande.

Durante a reunião participaram os 69 caçambeiros associados. Ao todo, estão cadastrados na prefeitura aproximadamente 316 que trabalham no transporte de entulhos.

O titular da Semadur, José Marcos, destacou a importância da regulamentação dos empresários do setor. “Vamos regulamentar a lei por meio de um decreto em conformidade com as sugestões dos caçambeiros. Este trabalho será executado conforme as sugestões de todos. É claro que temos que trabalhar conforme determina a lei ambiental”.

Secretário da Semadur José Marcos, durante reunião com os caçambeiros

José Marcos explicou que nos próximos dias a prefeitura vai elaborar e promover uma campanha ambiental educativa para esclarecer a população e os responsáveis pela produção dos entulhos. “Nossa função não será de punir quem trabalha correto. Serão punidos aqueles que trabalham irregularmente”, frisou.

O diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno explicou que a Agetran é responsável pela regulamentação do transporte na via. “As caçambas deverão ficar estacionadas conforme a legislação municipal. Para trabalhar neste setor os empresários deverão estar devidamente cadastrados na Prefeitura. Quem não tiver o licenciamento poderá ter a caçamba removida e ser multado”.

A finalidade da reunião foi esclarecer e orientar os caçambeiros sobre suas funções, dos geradores de entulhos, no caso a construção civil e também disciplinar o destino correto do entulho.

A Associação dos Caçambeiros se comprometeu a dar apoio aos profissionais no que diz respeito à documentação.