A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, e do Departamento de Manutenção, revitalizou a UBS Dr. Jair Garcia de Freitas (26 de Agosto) e aumentou os atendimentos médicos. A inauguração simbólica, que faz parte do pacote de melhorias anunciadas neste mês de agosto em comemoração aos 118 anos da Capital, foi feita na manhã desta terça-feira (29) pelo prefeito Marquinhos Trad e pelo secretário de Saúde Marcelo Vilela.

Foram readequadas duas salas de coleta de exames (Coagulograma e curva glicemica) para atender a demanda da área central e a fachada externa foi reformada e revitalizada com materiais e mão de obra da própria Secretaria de Saúde, ou seja, sem custos adicionais. Além disso, com a revitalização foi possível convocar mais dois médicos para atender no período vespertino, aumentando o número de consultas.

Foto: Marlon Ganassin

Diretora do Distrito Sanitário Sul, Glória de Araújo afirmou que a reforma era esperada há anos e por isso o momento era de comemoração. “Hoje é um dia de alegria para nós. Essa unidade há tempos precisava desta revitalização e só foi possível agora com o empenho do prefeito e do secretário de saúde. A comunidade e o Conselho de Saúde comemoram”, disse.

Já a gerente da UBS 26 de Agosto, Rita de Cássia Almeida, explicou que o pedido havia sido feito há anos e somente agora foi atendido. “A reforma era muito esperada. Foi uma solicitação que acontece há mais de cinco anos. A parte de dentro do teto havia caído após uma tempestade e afetou toda a frente do posto. Houve várias aberturas no teto o que dificultava a higienização. Foram feitos inúmeros pedidos de manutenção e infelizmente não conseguimos”, disse.

A unidade localizada na região central de Campo Grande possui mais de 30 anos e a última reforma e ampliação foi feita em 2009, entregues na ocasião pelo ex-prefeito Nelsinho Trad. Com a reforma, a UBS passa a ter duas novas salas que estavam inutilizadas e foram readequadas para a coleta de exames. A unidade irá absorver a demanda, principalmente, de exames de coagulograma e curva glicêmica. As melhorias na unidade tiveram inicio no mês de junho e foram executadas com materiais e mão de obra da própria Secretaria Municipal de Saúde. Além das melhorias na parte estrutural, com a revitalização foi possível aumentar os atendimentos médicos. Um clínico-geral e um pediatra passaram a atender no período vespertino.

Foto: Marlon Ganassin

Para o prefeito Marquinhos Trad, todo o trabalho que vem sendo feito pela prefeitura só é possível graças ao apoio que vem recebendo de todos. “Temos entregado várias reformas de unidades básicas de saúde, mas devagar. Não é fácil, mas com a união de todos e, principalmente dos servidores públicos, desde os que estão com a vassoura na mão, aos que chegam de carro importado, temos conseguido, porque vocês têm feito muito pela prefeitura”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde Marcelo Vilela também salientou a união e apoio que vem recebendo de todos. “Temos nos reunido com os diretores distritais e tentado nos organizar. Essa construção da saúde pública é difícil, mas com a colaboração dos servidores e dos conselheiros que representam os usuários a gente tem conseguido fazer”, finalizou.