Parceria da Prefeitura de Campo Grande com o Exército Brasileiro, que fez a doação nesta quarta-feira (6) de dois veículos tipo furgão, vai melhorar os serviços de atendimento prioritário à população. O ato para repasse dos veículos ao município aconteceu no pátio do quartel do 9º Grupamento Logístico, e contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad e do comandante do Comando Militar do Oeste, General José Luiz Dias Freitas.IMG_4425

Os dois veículos são da marca Volkswagem, modelo 16-220, ano 97. Um deles foi doado à Superintendência de Proteção e Defesa Civil Municipal para atender às necessidades da prefeitura, com o objetivo de oferecer capacidade à unidade para auxiliá-la na gestão do risco de desastre e na gestão do sinistro.

O segundo caminhão, que tem capacidade para suportar até 16 toneladas, será destinado à Secretaria Municipal de Saúde  (Sesau), para ajudar na distribuição de medicamentos e materiais médicos, além de transporte de mobiliários entre outros. O prefeito lembrou que ao assumir a administração da Capital haviam somente duas viaturas para abastecer todas as 67 unidades básicas e mais as unidades de pronto atendimento, o que é insuficiente para prestar esse atendimento.

“A administração municipal tem buscado parceria com todos aqueles que querem ajudar a nossa cidade, já que ela pertence a todos nós. Esses IMG_4433veículos serão de extrema importância para assegurar os serviços aos campo-grandenses. Esses representantes do Exército, que hoje fazem essa doação, estão ajudando inclusive a salvar vidas, uma vez que esses veículos ajudarão a acelerar a entrega de medicamentos nas farmácias da rede, entre outras ações relevantes. Esse gesto só vai fazer o bem para aqueles que mais necessitam”, ponderou Marquinhos Trad.

O titular da Sesau, Marcelo Vilela, reforçou as palavras do prefeito e destacou a importância dos veículos para o serviço de saúde. “Quando assumimos a secretaria encontramos apenas dois veículos bem sucateados para o transporte. Ambos estavam parados por falta de manutenção. Já enfrentamos o primeiro problema bem no início do ano passado já que, de imediato, começamos a repor remédios e suprimentos nas unidades de saúde, mas não havia o transporte e foi necessária toda uma articulação. Hoje, com mais um veículo, certamente o fornecimento será mais ágil o que vai garantir um atendimento melhor à população”, ressaltou Vilela.

O Chefe do Estado-Maior do CMO, General Bessa, falou da satisfação da entidade ao realizar essas doações. “É uma felicidade para todos nós do CMO ver que esses veículos, que um dia serviram as Forças Armadas do nosso País, hoje vão prestar um serviço à sociedade. Desejamos que essas viaturas IMG_4410sejam eficazes para toda a população de Campo Grande”, disse.

Antes do repasse dos veículos ao Município, eles foram recuperados pelo 9º Batalhão de Manutenção, organização militar logística subordinada ao 9º Grupamento Logístico, que empregou na manutenção destas viaturas equipes orgânicas especializadas em mecânica de viaturas, eletricidade, solda, lanternagem e pintura, capotaria e alinhamento e balanceamento.

Os serviços de recuperação foram coordenados pelo chefe da Seção leve de manutenção do 9º Grupamento Logístico, capitão Adelmo, que participou da solenidade desta manhã, ao lado do Secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, responsável por articular a parceria do CMO com a prefeitura, para formalizar a transferência das viaturas.