Diante do desafio de muitas empresas no setor de Tecnologia da Informação (TI), em encontrar talentos, o projeto Brasil mais TI, criou um sistema de educação à distância com oportunidades para jovens e adultos em busca de conhecimento para ingressar no mercado de trabalho. A iniciativa é dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Educação (MEC), com a coordenação da Softex.

Para divulgar tais oportunidades, parte da equipe do Brasil mais TI, a convite da Agetec (Agência de Tecnologia da Informação e Inovação), esteve na Agência apresentando o projeto à diretoria, com o objetivo de realizar parceria com a Prefeitura de Campo Grande.

“Encontrar e reter profissionais em TI é a aposta de muitas empresas para sustentar o mercado. E a capacitação profissional desponta como solução para que o cenário evolua técnica e economicamente”, diz o Diretor-Presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

Na apresentação feita para mais de 200 alunos no Instituto Mirim de Campo Grande, a Direto Executiva, Cláudia Penteado, credita a qualificação dos jovens, a projetos como este. “Projetos como este, vem para somar. É uma ferramenta de conhecimento, gratuita e que agrega ao currículo dos adolescentes atendidos por nós, dando lhes oportunidade de apresentar certificação, trazendo diferencial competitivo frente ao mercado”, explana.

O programa possui ramificações em todo o País em escolas públicas e privadas, Institutos Federais, escolas técnicas e universidades. Atualmente, a plataforma Brasil Mais TI oferece mais de 50 cursos gratuitos, desde programação para crianças, até específicas para profissionais.

Grandes empresas da área de tecnologia disponibilizam conteúdos específicos para os cursos, entre elas a gigante Microsoft. Ao final de cada curso, com o cumprimento da carga horária e sob avaliação, os alunos recebem o certificado.

“Disponibilizamos várias ferramentas de desenvolvimento para despertar as pessoas a serem empreendedoras e iniciar a carreira na área de TI. O programa oferece capacitação e desenvolvimento de competências para profissionais, com a finalidade de inovar e estimular o setor tecnológico, de forma a integrar a oferta de aprendizagem às necessidades do mercado de trabalho”, explica Gláucia Fullana, Consultora de EaD do Brasil mais TI.

Para o Diretor de Atendimento e Suporte da Agetec, Rodrigo Lauletta, uma excelente oportunidade. “O Brasil mais TI é um portal gratuito e que está disponível para todos, transmitindo conhecimento, do básico ao avançado sobre tecnologia e suas ramificações, desenvolvendo novos talentos e aprimorando quem já está no mercado”, completa Rodrigo.

Maratona – Tecnologia Móveis nas Escolas

Outra maneira de buscar os criativos da área de TI é através da Maratona UNICEF SAMSUNG, que reunirá programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores e inventores em geral com o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (APPs) nas salas de aulas do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

As soluções desenvolvidas durante o evento devem ter como finalidade, promover inovações que contribuam para a melhoria da qualidade educacional. As inscrições estão abertas e o evento acontece entre os dias 25 de junho e 10 de agosto de 2018.

Clique AQUI para acessar o portal.