A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), participou nessa terça-feira (05 de junho), de uma mesa redonda durante o evento ‘Práticas e Experiências de Gestão de Recursos Hídricos’.

A atividade integrou a programação do evento de extensão “Água na Academia: da pesquisa e divulgação”, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro).

De acordo com a coordenadora do evento, a professora Synara Broch, o objetivo dessa atividade foi trazer a sociedade, os usuários de água e o poder público, responsável pelo gerenciamento hídrico, mais próximos da Universidade, para a troca de informações e encaminhamento de pesquisas e estudos que atendam às demandas.

“Durante os debates, que vêm sendo realizados em toda a programação do evento, temos registrados as demandas existentes, para que dentro dos próximos estudos de extensão e pesquisa em Recursos Hídricos, seja possível chegar mais próximo da realidade, ao que de fato seja eficiente no planejamento nessa área de atuação”, acrescenta a professora.

Palestras

A primeira palestra foi sobre o “Diagnóstico Ambiental do Córrego Bandeira” apresentada pela engenheira ambiental e técnica da (Planurb), Mariana Thais Rodrigues Godoy. Ela explicou que, apesar de a gestão dos recursos hídricos ser de domínio do Estado, o município tem responsabilidade quanto ao ordenamento territorial e a integração das políticas públicas.

“Para tomarmos decisões quanto a adoção de medidas, sejam elas preventivas ou mitigadoras, foi necessário ter o conhecimento amplo sobre a atual situação da área da Bacia. Para caracterização de área de estudo foram feitos levantamentos quanto a suas legislações e instrumentos, meio físico, meio biótico e o meio socioeconômico. As medidas estruturais identificadas serão ações que devem ser executadas de forma integrada com diversos atores dos poderes públicos municipal, estadual e federal, além do apoio da sociedade civil organizada”, finaliza a engenheira.

Na ocasião, o biólogo e técnico da Semadur Marcos Andrey Alves Meira falou sobre o ‘Programa Manancial Vivo’, que é desenvolvido na bacia hidrográfica do córrego Guariroba, na Área de Preservação Ambiental (APA do Guariroba), como instrumento para recuperação do potencial hídrico da Bacia Hidrográfica do Córrego Guariroba – APA do Guariroba. Ele lembrou que o local merece atenção pois é manancial de abastecimento da cidade de Campo Grande, abastece 50% da população de Campo Grande.

“O Programa nasceu do desejo coletivo que a bacia da guariroba passasse por processo de restauração e que os produtores rurais alocado pudessem receber incentivos financeiros pela conservação da bacia, por meio da adoção de boas práticas de conservação do soo e água, na busca promover a adequação ambiental das propriedades rurais situadas na área, o que o torna um produtor de água”, explicou Marcos.

Já Talita Silva Terra Macedo, geógrafa e técnica da Semadur, trouxe para o público dados sobre o programa ‘Córrego Limpo’. A técnica explicou que o Programa visa a implantação de uma rede de monitoramento da qualidade das águas superficiais dos córregos e rio dentro do perímetro urbano de Campo Grande. “Esse monitoramento auxilia na fiscalização da qualidade da água dos rios do município, o que oferece suporte ao gerenciamento ambiental”, informou.

Na sequência, aconteceu a palestra ‘Água: da Captação ao tratamento de Esgoto’, com Willian Carvalho, técnico da Águas Guariroba, que explicou sobre as ações de redução de perdas de água desde o seu fornecimento até chegar ao consumidor final.

Ao final do evento foi realizada a palestra “Enquadramento do Córrego Água Boa até a Confluência com o Rio Dourados em Dourados, MS”, com os técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL, Juliana Neves Aramaqui e Douglas F.C. Macente. Esse estudo abordou aspectos conceituais e histórico do enquadramento deste diagnóstico.

Serviço

A programação da Semana destinada a comemoração ao ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’ da Prefeitura terá continuidade por meio da ‘Exposição Campo Grande e o Meio Ambiente’.

DSC05649Ao todo serão expostos 15 painéis dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, referente a preservação e conservação do meio ambiente, com imagens, textos e QR Codes sobre as ações que sensibiliza a população para a importância da preservação do meio ambiente nos espaços públicos da nossa cidade.

A Exposição teve início ontem (5), no espaço destinado para Banner, Pôster e trabalhos acadêmicos, no evento ‘Água na Academia” e segue na programação do evento da UFMS até hoje (6). A Exposição segue para a Central de Atendimento ao Cidadão, Planurb e Câmara Municipal de Campo Grande.