A Prefeitura de Campo Grande, sob a coordenação da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), realizou no último sábado (23), em Campo Grande, e simultaneamente nos distritos de Anhanduí e Rochedinho, reunião pública para discutir o Orçamento Municipal de 2019.

orçamento comunitário_3Nesta etapa – a segunda do processo de discussão do Orçamento 2019 – foram levadas para a votação as três prioridades por região urbana para o exercício de 2019. O resultado final estará disponível até o final desta semana no site https://www.campogrande.ms.gov.br/orcamento .

Prioridades

Com a presença de representantes dos Conselhos Regionais das Regiões Urbanas da Capital e representantes da Rede Viva e Comunidade, os participantes puderam discutir e definir prioridades para o orçamento do município do próximo ano.  A diretora presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, disse que todos os anos a administração municipal trabalha na construção coletiva para buscar junto à comunidade o que ela considera como  prioridade para o orçamento do município.

berenice_orçamento comunitário_1

“Discutir e debater as prioridades da comunidade é uma forma democrática de garantir a participação da população. A Planurb, por meio dos Sistema Municipal de Planejamento tem facilitado o debate, por meio de consultas públicas e reuniões públicas, permitindo assim que a população liste as principais ações para o bairro. Isso servirá de base para que o poder público elabore e aprove gastos públicos mais justos para o próximo ano”, disse a diretora.

O presidente do Conselho Regional da Região Urbana do Imbirussu, Luiz Felipe Barbosa Mendes, acredita que há o comprometimento do poder público municipal em ouvir a população. Ele aponta que esses encontros são importantes porque são elaboradas metas que serão perseguidas pela administração visando uma cidade cada vez melhor. “É por meio do orçamento municipal que as prioridades como obras de infraestrutura e escolas, por exemplo,  são escolhidas pelos cidadãos e podem ser transformadas em ações concretas da prefeitura na prestação dos serviços essenciais à população”, argumentou.

orçamento comunitário_1Consulta Online

A chefe de divisão de governança local da Planurb, Eva Maria Silveira explica que a primeira etapa do Orçamento Municipal, consistiu em uma consulta pública online, realizada durante a primeira quinzena de junho. Segundo Eva, foram realizadas visitas em escolas e centro comunitários para orientar a comunidade e integrantes dos Conselhos Regionais sobre a importância de registrarem as suas contribuições.Essas reuniões foram marcadas pela presença expressiva de diversas representações da sociedade civil, poder público, movimentos populares e lideranças comunitárias.

Por  meio online o resultado também foi significativo. “Por meio da internet, obtivemos 575 acessos dos cidadãos das sete regiões urbanas de Campo Grande, mais os distritos de Anhanduí e Rochedinho. Na capital houve destaque para a participação dos moradores da Região Urbana do Anhanduizinho, por meio da participação da associação de moradores do Bairro Pioneiros. Só no parcelamento Portugal houve 130 acessos. Nessa mesma Região Urbana, também houve destaque para o parcelamento Paulo Coelho Machado, no bairro Centro Oeste, com 68 acessos. Já na  Região Urbana do Segredo destacou-se o Residencial Bom retiro, localizado na grande região da  Vila Nasser,  com 47 acessos”, destacou Eva.